Pesquisa
mostra que aprender a tocar um instrumento na infância melhora funções
cerebrais ligadas a habilidades como memória, organização e controle das
emoções
Dar
um instrumento musical na mão do seu filho ajuda a estimular o
desenvolvimento neurológico dele. A constatação é de um grupo de
pesquisadores da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos. Depois de
analisar tomografias de 232 crianças entre seis e 18 anos, eles
perceberam que estudar música melhora as funções executivas do cérebro,
responsáveis por habilidades como memória, controle da atenção,
organização e planejamento do futuro.
Os
especialistas constataram que o treinamento musical aumenta a espessura
de uma área nobre do cérebro, o córtex, responsável também pelo
controle das emoções. “O estudo dos instrumentos leva o ser humano ao
nível mais complexo de concentração do cérebro, que é a atenção
executiva. É preciso ter foco e disciplina para aprender a ler
partituras e marcar o tempo”, explica a pesquisadora Elvira Souza Lima,
especialista em neurociência e música.
A
atividade pode começar a partir dos quatro anos, quando a criança já é
capaz de fazer movimentos mais sutis com as mãos. “Esse aprendizado
modifica fisicamente o cérebro, principalmente quando ocorre antes dos
sete anos, e os ganhos se mantêm por toda a vida, mesmo que a criança
pare de tocar o instrumento depois”, diz Elvira, frisando que o contato
com a música, ainda que apenas como ouvinte, tem um grande impacto no
desenvolvimento humano e prepara o cérebro para executar diferentes
tipos de funções.
Então
que tal estimular a iniciação musical em casa? Enquanto ajuda seu filho
e se diverte com ele, você também absorve os benefícios do contato com a
música, que vale para todas as idades. Veja como fazer isso no dia a
dia:
-
Coloque diferentes tipos de música para seu filho ouvir para aumentar o
repertório dele logo cedo. Arrisque mesmo: clássica, africana,
indígena, jazz, samba.
- Faça brincadeiras com sons usando objetos da casa, como panelas e baldes. Não deixa de ser um jeito de produzir música.
- Sempre que possível, separe 10 minutos do dia só para ouvir música com seu filho, sem realizar nenhuma outra atividade ao mesmo tempo. Todo mundo vai ficar mais relaxado.
- Estimule as crianças a ouvir e identificar os sons da natureza, desde os passarinhos até o barulho das folhas ao vento. Isso também vale como experiência e memória musical.
- Cantem juntos, com e sem música de fundo. O efeito de cantar é o mesmo de tocar um instrumento.
- Faça brincadeiras com sons usando objetos da casa, como panelas e baldes. Não deixa de ser um jeito de produzir música.
- Sempre que possível, separe 10 minutos do dia só para ouvir música com seu filho, sem realizar nenhuma outra atividade ao mesmo tempo. Todo mundo vai ficar mais relaxado.
- Estimule as crianças a ouvir e identificar os sons da natureza, desde os passarinhos até o barulho das folhas ao vento. Isso também vale como experiência e memória musical.
- Cantem juntos, com e sem música de fundo. O efeito de cantar é o mesmo de tocar um instrumento.
Pesquisa
mostra que aprender a tocar um instrumento na infância melhora funções
cerebrais ligadas a habilidades como memória, organização e controle das
emoções
Dar
um instrumento musical na mão do seu filho ajuda a estimular o
desenvolvimento neurológico dele. A constatação é de um grupo de
pesquisadores da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos. Depois de
analisar tomografias de 232 crianças entre seis e 18 anos, eles
perceberam que estudar música melhora as funções executivas do cérebro,
responsáveis por habilidades como memória, controle da atenção,
organização e planejamento do futuro.
Os
especialistas constataram que o treinamento musical aumenta a espessura
de uma área nobre do cérebro, o córtex, responsável também pelo
controle das emoções. “O estudo dos instrumentos leva o ser humano ao
nível mais complexo de concentração do cérebro, que é a atenção
executiva. É preciso ter foco e disciplina para aprender a ler
partituras e marcar o tempo”, explica a pesquisadora Elvira Souza Lima,
especialista em neurociência e música.
A
atividade pode começar a partir dos quatro anos, quando a criança já é
capaz de fazer movimentos mais sutis com as mãos. “Esse aprendizado
modifica fisicamente o cérebro, principalmente quando ocorre antes dos
sete anos, e os ganhos se mantêm por toda a vida, mesmo que a criança
pare de tocar o instrumento depois”, diz Elvira, frisando que o contato
com a música, ainda que apenas como ouvinte, tem um grande impacto no
desenvolvimento humano e prepara o cérebro para executar diferentes
tipos de funções.
Então
que tal estimular a iniciação musical em casa? Enquanto ajuda seu filho
e se diverte com ele, você também absorve os benefícios do contato com a
música, que vale para todas as idades. Veja como fazer isso no dia a
dia:
-
Coloque diferentes tipos de música para seu filho ouvir para aumentar o
repertório dele logo cedo. Arrisque mesmo: clássica, africana,
indígena, jazz, samba.
- Faça brincadeiras com sons usando objetos da casa, como panelas e baldes. Não deixa de ser um jeito de produzir música.
- Sempre que possível, separe 10 minutos do dia só para ouvir música com seu filho, sem realizar nenhuma outra atividade ao mesmo tempo. Todo mundo vai ficar mais relaxado.
- Estimule as crianças a ouvir e identificar os sons da natureza, desde os passarinhos até o barulho das folhas ao vento. Isso também vale como experiência e memória musical.
- Cantem juntos, com e sem música de fundo. O efeito de cantar é o mesmo de tocar um instrumento.
- Faça brincadeiras com sons usando objetos da casa, como panelas e baldes. Não deixa de ser um jeito de produzir música.
- Sempre que possível, separe 10 minutos do dia só para ouvir música com seu filho, sem realizar nenhuma outra atividade ao mesmo tempo. Todo mundo vai ficar mais relaxado.
- Estimule as crianças a ouvir e identificar os sons da natureza, desde os passarinhos até o barulho das folhas ao vento. Isso também vale como experiência e memória musical.
- Cantem juntos, com e sem música de fundo. O efeito de cantar é o mesmo de tocar um instrumento.
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