Dicas para alunos com dificuldades na leitura e na escrita


Dicas para alunos com dificuldades na leitura e na escrita

  • Colocar o aluno num lugar da frente;
  • Estimular a participação oral e permitir a avaliação dessa forma;
  • Evitar a leitura em voz alta perante os colegas;
  • Preferir perguntas curtas e directas nas fichas de trabalho e nos testes (preferencialmente perguntas de ligação, escolha múltipla em detrimento de perguntas de desenvolvimento);
  • Leitura das perguntas dos testes pelos professores, preferencialmente uma de cada vez e não a leitura do teste como um todo;
  • Os textos, fichas de trabalho e testes devem ter um espaçamento de 1,5, letra mínimo tamanho 12, do tipo mais simples possível;
  • As perguntas devem ser feitas com referência a parágrafos ou linhas a reler;
  • Não penalizar os erros ortográficos na produção escrita do aluno com dificuldades;
  • Explicar, sempre que possível, o vocabulário mais difícil.
  • Evitar comentários negativos perante o insucesso do aluno, principalmente em público;
  • Atribuir tarefas que consiga realizar, aumentando gradualmente o grau de dificuldade;
  • Sempre que possível certificar que o aluno passou a informação do quadro e a indicação do trabalho a realizar em casa;
  • Permitir a gravação das aulas para posterior audição das mesmas pelo aluno em casa com a supervisão do encarregado de educação ou, em alternativa, fornecer apontamentos escritos sobre a matéria dada.






Dicas para alunos com dificuldades na leitura e na escrita

  • Colocar o aluno num lugar da frente;
  • Estimular a participação oral e permitir a avaliação dessa forma;
  • Evitar a leitura em voz alta perante os colegas;
  • Preferir perguntas curtas e directas nas fichas de trabalho e nos testes (preferencialmente perguntas de ligação, escolha múltipla em detrimento de perguntas de desenvolvimento);
  • Leitura das perguntas dos testes pelos professores, preferencialmente uma de cada vez e não a leitura do teste como um todo;
  • Os textos, fichas de trabalho e testes devem ter um espaçamento de 1,5, letra mínimo tamanho 12, do tipo mais simples possível;
  • As perguntas devem ser feitas com referência a parágrafos ou linhas a reler;
  • Não penalizar os erros ortográficos na produção escrita do aluno com dificuldades;
  • Explicar, sempre que possível, o vocabulário mais difícil.
  • Evitar comentários negativos perante o insucesso do aluno, principalmente em público;
  • Atribuir tarefas que consiga realizar, aumentando gradualmente o grau de dificuldade;
  • Sempre que possível certificar que o aluno passou a informação do quadro e a indicação do trabalho a realizar em casa;
  • Permitir a gravação das aulas para posterior audição das mesmas pelo aluno em casa com a supervisão do encarregado de educação ou, em alternativa, fornecer apontamentos escritos sobre a matéria dada.






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