10 BENEFÍCIOS IMEDIATOS QUE A MÚSICA PROPORCIONA AOS RECÉM-NASCIDOS E AS CRIANÇAS
A criança ou o recém-nascido que tem contato com a música e seus parâmetros (Sons, Timbres, Densidades), seja ouvindo ou interagindo por forma de brincadeiras, desenvolve suas habilidades cognitivas e seus estímulos sensoriais com muito mais facilidade. Os bebês em fase de descobertas sensoriais, ou seja, de desenvolvimento, quando eles percebem o som com maior consciência e respondem a eles com estímulos, estão não somente a descobrir e a interagir, mas também estão aprendendo uma forma de linguagem corporal que a ajudará a trabalhar suas habilidades motoras entre outras.
A música é um tipo de linguagem que está presente de forma muito intensa, desde a melodia de uma caixinha de música, um instrumento musical, o rádio do carro, o toque do celular e até mesmo o barulho da rua. Sons a que bebês e crianças estão atentos e podem se beneficiar de seus efeitos. “A audição é o primeiro sentido que se forma na gestação, o som faz parte do desenvolvimento cognitivo desde antes de nascer. E essa habilidade do ser humano vem sendo aperfeiçoada ao longo dos anos, por meio dos sons, seus parâmetros e da música.
Portanto, a criança que tem contato com a música logo cedo, seja ouvindo ou interagindo mais ativamente com esse universo, está aberta a desenvolver algumas características próprias com mais facilidade, como fala, dicção e coordenação motora, entre outras. Observe: não é à toa que existe uma grande quantidade de brinquedos educativos para bebês e crianças pequenas que emitem ou fazem barulhos e têm músicas. E claro, não é apenas com os brinquedos que essa relação se estabelece. Existem outras formas, inclusive as aulas de música e instrumentais.
MUSICALIZAÇÃO E CURIOSIDADE
No livro “A Alegria de Ensinar”, o escritor e cronista Rubem Alves diz: “Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre instrumentos que fazem a música”.
Ensinar a experiência e o sentimento antes da prática é um dos conceitos presentes na musicalização. A musicalização ensina os elementos de linguagem sem se preocupar com a parte técnica do instrumento. Nela a criança começa a perceber elementos como pulsação etc, por meio de atividades lúdicas e da forma correta. “Quando se faz esse tipo de atividade há um contato dirigido da criança com a música, e o intuito é que ela preste atenção nesse elemento”.
A musicalização pode ser feita com bebês de 0 ano até crianças de 10 anos de idade, idade em que elas estão ainda no processo e fases do conhecimento e aprendizagem. Cada faixa de idade tem um tipo de atividade, e a ideia é que a criança faça parte de uma rotina prazerosa e possa aprender de forma alegre, divertida e lúdica.
Vale lembrar que a musicalização infantil realiza um trabalho que pode anteceder os estudos direcionados a um instrumento, mas não é necessário passar por ela para depois aprender a tocar algo. O que acontece é que nesse ambiente as crianças fazem uma imersão em diferentes sons, ritmos e melodias e têm contato com brinquedos como apitos e chocalhos até itens mais elaborados, como flauta doce, xilofone, violão, bateria, e muitos outros instrumentos tocados pelos professores.
EXPRESSÃO CORPORAL
O contato com o som e a música provoca estímulos que possibilitam que a criança se expresse por meio do corpo. Seja demonstrando o que ela sente ao ouvir uma música, cantando ou na realização de movimentos mais refinados, como bater palma, tocar um determinado ritmo ou fazer um acorde. Esse é um dos aspectos mais importantes do contato com o aprendizado musical, pois a melodia, o ritmo e as letras despertam sentimentos e convidam as pessoas a se expressarem. Isso ajudará no desenvolvimento social deles e consequentemente na formação do próprio caráter.
A expressão corporal também pode ser trabalhada de forma terapêutica e é indicada para todos os tipos de patologias, pacientes com autismo, síndrome de down, falta de atenção, depressão, e até mesmo para pessoas em coma. “Alguns pacientes ouvem músicas específicas para trazer à tona determinadas sensações do cérebro, outros compõem canções para expressar o que sentem ou fazem exercícios específicos para treinamento de foco, e em se tratando de crianças com transtornos, a música é uma ferramenta completa para se trabalhar estímulos, atenção, criação, desenvolvimento corporal e todas as habilidades expressivas.
COORDENAÇÃO MOTORA
Você pode até achar um exagero, mas só o fato de a criança conseguir segurar um instrumento sozinha já é uma forma de ela desenvolver e exercitar a motricidade fina (Capacidade que permite usar os pequenos músculos do corpo) E a motricidade grossa, que consiste na utilização de músculos grandes do corpo como: movimentos de braços e pernas.
Os especialistas explicam que essas duas habilidades podem ser trabalhadas em instrumentos de corda e piano, por exemplo, pois pedem que as mãos executem diferentes ações ao mesmo tempo. E o aprimoramento da coordenação motora vai se aprimorando com o tempo. É uma conquista que a criança alcança sozinha, com o esforço e trabalho dela.
ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO
No momento em que uma criança está participando de uma atividade, precisa de atenção para conseguir cumprir o que foi proposto. Se há uma atividade em grupo, ela vai cantar um trecho da música ou tem seu próprio solo instrumental em uma apresentação, precisa estar focada para conseguir realizar a ação. Muitas crianças que possuem dificuldades em prestar atenção, apresentam melhoras significativas após realizarem atividades lúdicas musicais.
CONTATO COM OUTRAS CULTURAS
A música é uma linguagem universal e pode ser expressada de diferentes formas, dependendo da cultura onde está inserida. Essa proximidade é extremamente benéfica para as crianças, pois possibilita que elas tenham contato com o folclore e costumes de outros povos. Instrumentos de percussão como o bongo, chocalhos, o atabaque os ganzás, por exemplo, podem introduzir a criança nos estilos de sons de culturas indígenas e africanas por exemplo. É essencial que as crianças aprendam a história de forma lúdica e com a utilização de instrumentos nas aulas, e a proximidade com os diferentes ritmos é uma verdadeira fonte de aprendizagem.
CRIATIVIDADE
Um dos principais alicerces da música é a criatividade. A música é a ferramenta pedagógica mais poderosa que existe (Platão). Tudo na base de muita criatividade e conhecimento e atividades pode ser trabalhado com a utilização da musicalização como ferramenta pedagógica em sala de aula. A aprendizagem se torna mais alegre, divertida e saborosa, proporcionando as crianças uma viagem não só musical, mas, histórica, matemática, geográfica, artística, linguística etc.
MEMÓRIA
Em uma pesquisa realizada na Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, finalizada em 2011, com uma turma de 60 alunos, de 6 a 9 anos, em que 29 deles tinham contato com a música, constatou que o contato com o meio permite, entre outras habilidades, o desenvolvimento da memória. De acordo com a neurocientista Nina Kraus, líder e responsável pela pesquisa, alguns elementos presentes na música como timbres, tempos, formas rítmicas, entre outros parâmetros sonoros, foram importantes para que essas crianças desenvolvessem a memória muito mais rápido que outras em um curto espaço de tempo.
O desenvolvimento da memória neste caso, com a utilização da musicalização, atualmente não é somente no campo educacional que pode ser aplicada estes conceitos. Há milênios atrás, outras culturas como por exemplo a cultural oriental, utiliza a música como terapia preventiva e ou curativa para várias doenças físicas e emocionais. É cientificamente comprovado que a música altera e pode ser utilizada como medicina alternativa em casos como Alzheimer, perda de memória, pacientes em Hospitais principalmente nas alas pediátricas.
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
Quando uma criança ouve ou canta uma música, ela vai inserindo palavras em seu vocabulário diário. Mesmo quem não está alfabetizado vai adquirindo, ao longo do aprendizado, elementos que serão úteis para a formação das frases. A dicção também é um é um dos fatores aprimorados por meio da música. A construção de frases mais complexas com brincadeiras como as rimas, as parlendas e músicas folclóricas, permitem a criança entrar em um mundo de vocabulários e idiomas que a própria ainda está a descobrir e consequentemente se torna infinitamente mais fácil a aprendizagem de outro idioma por exemplo.
MATEMÁTICA
O matemático Pitágoras é considerado pela ciência um pesquisador de música. Seu primeiro experimento foi esticar uma corda e perceber que sua vibração emitia um som. Esse foi o primeiro passo para, o que depois de muitos estudos e aprimoramentos, se tornaria a base da harmonia dos instrumentos de corda.
A experiência de Pitágoras é um das muitas que provam que a música está diretamente ligada a matemática. A música é matemática pura, é uma constante entre o raciocínio lógico, tempos, ritmos, divisão, habilidades muito utilizadas no ensino da matemática. A aplicação da musicalização no ensino da matemática é sem sombras de dúvida uma das melhores maneiras de aprender de forma lúdica e gostosa como a matemática está presente em todo o universo e em tudo. A compreensão desta lógica possibilita abrir caminhos nas mentes ainda curiosas dos alunos, tornando uma ferramenta auxiliadora para ampliar a curiosidade no universo que os cerca.
SENTIDO ESTÉTICO E ÉTICO
Por meio da música, aprendemos a identificar seus próprios valores estéticos e consequentemente acabamos sendo resgatados ao verdadeiro sentido do belo, ao desenvolver a sensibilidade social e individual.
Sabemos também que para motivar o consumo, muitas vezes a mídia influencia negativamente o senso estético, especialmente nas crianças, forçando-as a aceitar padrões de beleza ligadas ao consumismo, padrões que em muitos dos casos, não condizem com a idade das próprias. Por isso, é importante a mediação de em educador ou dos pais em como se deve utilizar essa ferramenta (Música) de forma lúdica e correta, propiciando trabalhar não somente a formação educacional, mas também a formação ética, estética e social de cada indivíduo.
Texto : Prof Marcos L Souza
Pós-graduado em Educação Musical – Pedagogo – Psicopedagogo – Historiador
Referências bibliográficas
JEANDOT, Nicole. Explorando o Universo da Música. São Paulo: Scipione, 2º ed, 1997.
LOUREIRO, Alicia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. Campinas, SP: Papirus, 2003.
NOGUEIRA, M.A. A música e o desenvolvimento da criança. Revista da UFG, Vol. 5, No. 2, dez 2003. Disponível em: <www.proec.ufg.br>. acesso em: 10 de Setembro 2011.
SILVA, Patrícia, A Canção na Pré Escola. São Paulo: Paulinas, 6 ed, 2001.
ROSA, Nereide Schilaro Santa. Educação Musical para Pré-Escola. Rio de Janeiro: Libador, 1990.
SNYDERS, Georges. A escola pode ensinar as alegras da música? 3º ed. São Paulo: Cortez, 1997.
10 BENEFÍCIOS IMEDIATOS QUE A MÚSICA PROPORCIONA AOS RECÉM-NASCIDOS E AS CRIANÇAS
A criança ou o recém-nascido que tem contato com a música e seus parâmetros (Sons, Timbres, Densidades), seja ouvindo ou interagindo por forma de brincadeiras, desenvolve suas habilidades cognitivas e seus estímulos sensoriais com muito mais facilidade. Os bebês em fase de descobertas sensoriais, ou seja, de desenvolvimento, quando eles percebem o som com maior consciência e respondem a eles com estímulos, estão não somente a descobrir e a interagir, mas também estão aprendendo uma forma de linguagem corporal que a ajudará a trabalhar suas habilidades motoras entre outras.
A música é um tipo de linguagem que está presente de forma muito intensa, desde a melodia de uma caixinha de música, um instrumento musical, o rádio do carro, o toque do celular e até mesmo o barulho da rua. Sons a que bebês e crianças estão atentos e podem se beneficiar de seus efeitos. “A audição é o primeiro sentido que se forma na gestação, o som faz parte do desenvolvimento cognitivo desde antes de nascer. E essa habilidade do ser humano vem sendo aperfeiçoada ao longo dos anos, por meio dos sons, seus parâmetros e da música.
Portanto, a criança que tem contato com a música logo cedo, seja ouvindo ou interagindo mais ativamente com esse universo, está aberta a desenvolver algumas características próprias com mais facilidade, como fala, dicção e coordenação motora, entre outras. Observe: não é à toa que existe uma grande quantidade de brinquedos educativos para bebês e crianças pequenas que emitem ou fazem barulhos e têm músicas. E claro, não é apenas com os brinquedos que essa relação se estabelece. Existem outras formas, inclusive as aulas de música e instrumentais.
MUSICALIZAÇÃO E CURIOSIDADE
No livro “A Alegria de Ensinar”, o escritor e cronista Rubem Alves diz: “Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre instrumentos que fazem a música”.
Ensinar a experiência e o sentimento antes da prática é um dos conceitos presentes na musicalização. A musicalização ensina os elementos de linguagem sem se preocupar com a parte técnica do instrumento. Nela a criança começa a perceber elementos como pulsação etc, por meio de atividades lúdicas e da forma correta. “Quando se faz esse tipo de atividade há um contato dirigido da criança com a música, e o intuito é que ela preste atenção nesse elemento”.
A musicalização pode ser feita com bebês de 0 ano até crianças de 10 anos de idade, idade em que elas estão ainda no processo e fases do conhecimento e aprendizagem. Cada faixa de idade tem um tipo de atividade, e a ideia é que a criança faça parte de uma rotina prazerosa e possa aprender de forma alegre, divertida e lúdica.
Vale lembrar que a musicalização infantil realiza um trabalho que pode anteceder os estudos direcionados a um instrumento, mas não é necessário passar por ela para depois aprender a tocar algo. O que acontece é que nesse ambiente as crianças fazem uma imersão em diferentes sons, ritmos e melodias e têm contato com brinquedos como apitos e chocalhos até itens mais elaborados, como flauta doce, xilofone, violão, bateria, e muitos outros instrumentos tocados pelos professores.
EXPRESSÃO CORPORAL
O contato com o som e a música provoca estímulos que possibilitam que a criança se expresse por meio do corpo. Seja demonstrando o que ela sente ao ouvir uma música, cantando ou na realização de movimentos mais refinados, como bater palma, tocar um determinado ritmo ou fazer um acorde. Esse é um dos aspectos mais importantes do contato com o aprendizado musical, pois a melodia, o ritmo e as letras despertam sentimentos e convidam as pessoas a se expressarem. Isso ajudará no desenvolvimento social deles e consequentemente na formação do próprio caráter.
A expressão corporal também pode ser trabalhada de forma terapêutica e é indicada para todos os tipos de patologias, pacientes com autismo, síndrome de down, falta de atenção, depressão, e até mesmo para pessoas em coma. “Alguns pacientes ouvem músicas específicas para trazer à tona determinadas sensações do cérebro, outros compõem canções para expressar o que sentem ou fazem exercícios específicos para treinamento de foco, e em se tratando de crianças com transtornos, a música é uma ferramenta completa para se trabalhar estímulos, atenção, criação, desenvolvimento corporal e todas as habilidades expressivas.
COORDENAÇÃO MOTORA
Você pode até achar um exagero, mas só o fato de a criança conseguir segurar um instrumento sozinha já é uma forma de ela desenvolver e exercitar a motricidade fina (Capacidade que permite usar os pequenos músculos do corpo) E a motricidade grossa, que consiste na utilização de músculos grandes do corpo como: movimentos de braços e pernas.
Os especialistas explicam que essas duas habilidades podem ser trabalhadas em instrumentos de corda e piano, por exemplo, pois pedem que as mãos executem diferentes ações ao mesmo tempo. E o aprimoramento da coordenação motora vai se aprimorando com o tempo. É uma conquista que a criança alcança sozinha, com o esforço e trabalho dela.
ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO
No momento em que uma criança está participando de uma atividade, precisa de atenção para conseguir cumprir o que foi proposto. Se há uma atividade em grupo, ela vai cantar um trecho da música ou tem seu próprio solo instrumental em uma apresentação, precisa estar focada para conseguir realizar a ação. Muitas crianças que possuem dificuldades em prestar atenção, apresentam melhoras significativas após realizarem atividades lúdicas musicais.
CONTATO COM OUTRAS CULTURAS
A música é uma linguagem universal e pode ser expressada de diferentes formas, dependendo da cultura onde está inserida. Essa proximidade é extremamente benéfica para as crianças, pois possibilita que elas tenham contato com o folclore e costumes de outros povos. Instrumentos de percussão como o bongo, chocalhos, o atabaque os ganzás, por exemplo, podem introduzir a criança nos estilos de sons de culturas indígenas e africanas por exemplo. É essencial que as crianças aprendam a história de forma lúdica e com a utilização de instrumentos nas aulas, e a proximidade com os diferentes ritmos é uma verdadeira fonte de aprendizagem.
CRIATIVIDADE
Um dos principais alicerces da música é a criatividade. A música é a ferramenta pedagógica mais poderosa que existe (Platão). Tudo na base de muita criatividade e conhecimento e atividades pode ser trabalhado com a utilização da musicalização como ferramenta pedagógica em sala de aula. A aprendizagem se torna mais alegre, divertida e saborosa, proporcionando as crianças uma viagem não só musical, mas, histórica, matemática, geográfica, artística, linguística etc.
MEMÓRIA
Em uma pesquisa realizada na Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, finalizada em 2011, com uma turma de 60 alunos, de 6 a 9 anos, em que 29 deles tinham contato com a música, constatou que o contato com o meio permite, entre outras habilidades, o desenvolvimento da memória. De acordo com a neurocientista Nina Kraus, líder e responsável pela pesquisa, alguns elementos presentes na música como timbres, tempos, formas rítmicas, entre outros parâmetros sonoros, foram importantes para que essas crianças desenvolvessem a memória muito mais rápido que outras em um curto espaço de tempo.
O desenvolvimento da memória neste caso, com a utilização da musicalização, atualmente não é somente no campo educacional que pode ser aplicada estes conceitos. Há milênios atrás, outras culturas como por exemplo a cultural oriental, utiliza a música como terapia preventiva e ou curativa para várias doenças físicas e emocionais. É cientificamente comprovado que a música altera e pode ser utilizada como medicina alternativa em casos como Alzheimer, perda de memória, pacientes em Hospitais principalmente nas alas pediátricas.
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
Quando uma criança ouve ou canta uma música, ela vai inserindo palavras em seu vocabulário diário. Mesmo quem não está alfabetizado vai adquirindo, ao longo do aprendizado, elementos que serão úteis para a formação das frases. A dicção também é um é um dos fatores aprimorados por meio da música. A construção de frases mais complexas com brincadeiras como as rimas, as parlendas e músicas folclóricas, permitem a criança entrar em um mundo de vocabulários e idiomas que a própria ainda está a descobrir e consequentemente se torna infinitamente mais fácil a aprendizagem de outro idioma por exemplo.
MATEMÁTICA
O matemático Pitágoras é considerado pela ciência um pesquisador de música. Seu primeiro experimento foi esticar uma corda e perceber que sua vibração emitia um som. Esse foi o primeiro passo para, o que depois de muitos estudos e aprimoramentos, se tornaria a base da harmonia dos instrumentos de corda.
A experiência de Pitágoras é um das muitas que provam que a música está diretamente ligada a matemática. A música é matemática pura, é uma constante entre o raciocínio lógico, tempos, ritmos, divisão, habilidades muito utilizadas no ensino da matemática. A aplicação da musicalização no ensino da matemática é sem sombras de dúvida uma das melhores maneiras de aprender de forma lúdica e gostosa como a matemática está presente em todo o universo e em tudo. A compreensão desta lógica possibilita abrir caminhos nas mentes ainda curiosas dos alunos, tornando uma ferramenta auxiliadora para ampliar a curiosidade no universo que os cerca.
SENTIDO ESTÉTICO E ÉTICO
Por meio da música, aprendemos a identificar seus próprios valores estéticos e consequentemente acabamos sendo resgatados ao verdadeiro sentido do belo, ao desenvolver a sensibilidade social e individual.
Sabemos também que para motivar o consumo, muitas vezes a mídia influencia negativamente o senso estético, especialmente nas crianças, forçando-as a aceitar padrões de beleza ligadas ao consumismo, padrões que em muitos dos casos, não condizem com a idade das próprias. Por isso, é importante a mediação de em educador ou dos pais em como se deve utilizar essa ferramenta (Música) de forma lúdica e correta, propiciando trabalhar não somente a formação educacional, mas também a formação ética, estética e social de cada indivíduo.
Texto : Prof Marcos L Souza
Pós-graduado em Educação Musical – Pedagogo – Psicopedagogo – Historiador
Referências bibliográficas
JEANDOT, Nicole. Explorando o Universo da Música. São Paulo: Scipione, 2º ed, 1997.
LOUREIRO, Alicia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. Campinas, SP: Papirus, 2003.
NOGUEIRA, M.A. A música e o desenvolvimento da criança. Revista da UFG, Vol. 5, No. 2, dez 2003. Disponível em: <www.proec.ufg.br>. acesso em: 10 de Setembro 2011.
SILVA, Patrícia, A Canção na Pré Escola. São Paulo: Paulinas, 6 ed, 2001.
ROSA, Nereide Schilaro Santa. Educação Musical para Pré-Escola. Rio de Janeiro: Libador, 1990.
SNYDERS, Georges. A escola pode ensinar as alegras da música? 3º ed. São Paulo: Cortez, 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário