O TESOURO DO PIRATA
"Era uma vez um pirata que adorava tesouros. Havia no porão de seu navio
um baú carregado de pedras preciosas. Nesse porão, ninguém entrava.
Somente o pirata tinha a chave. Mas sua felicidade durou pouco. Numa das
viagens, uma tempestade virou seu barco e obrigou todos os marinheiros a
se refugiarem numa ilha. Furioso, o pirata ordenou que eles voltassem a
nado para resgatar o tesouro. Mas, quando retornaram, os marujos
disseram que o baú havia sumido. 'Um de vocês pegou', esbravejou o
pirata desconfiado."
Nesse ponto, começa o jogo com as crianças. Peça que cada uma escolha um
bloco lógico. Ao observar as peças sorteadas, escolha uma delas sem
comunicar às crianças qual é. Ela será a chave para descobrir o "marujo"
que está com o tesouro. Apresente então um quadro com três colunas
(veja abaixo). Supondo que a peça escolhida seja um triângulo pequeno,
azul e grosso, você diz: "Quem pegou o tesouro tem a peça azul". Pedindo
a ajuda das crianças, preencha os atributos no quadro. Em seguida, dê
outra dica: "Quem pegou o tesouro tem a forma triangular". Siga até
chegar ao marinheiro que esconde o tesouro. A atividade estimula mais
que a comparação visual. Também exercita a comparação entre o atributo,
agora imaginado pela criança, e a peça que a criança tem na mão. A
negação (segunda coluna do quadro) leva à classificação e ajuda a
compreender, por exemplo, que um número pertence a um e não a outro
conjunto numérico.
O TESOURO DO PIRATA
"Era uma vez um pirata que adorava tesouros. Havia no porão de seu navio
um baú carregado de pedras preciosas. Nesse porão, ninguém entrava.
Somente o pirata tinha a chave. Mas sua felicidade durou pouco. Numa das
viagens, uma tempestade virou seu barco e obrigou todos os marinheiros a
se refugiarem numa ilha. Furioso, o pirata ordenou que eles voltassem a
nado para resgatar o tesouro. Mas, quando retornaram, os marujos
disseram que o baú havia sumido. 'Um de vocês pegou', esbravejou o
pirata desconfiado."
Nesse ponto, começa o jogo com as crianças. Peça que cada uma escolha um
bloco lógico. Ao observar as peças sorteadas, escolha uma delas sem
comunicar às crianças qual é. Ela será a chave para descobrir o "marujo"
que está com o tesouro. Apresente então um quadro com três colunas
(veja abaixo). Supondo que a peça escolhida seja um triângulo pequeno,
azul e grosso, você diz: "Quem pegou o tesouro tem a peça azul". Pedindo
a ajuda das crianças, preencha os atributos no quadro. Em seguida, dê
outra dica: "Quem pegou o tesouro tem a forma triangular". Siga até
chegar ao marinheiro que esconde o tesouro. A atividade estimula mais
que a comparação visual. Também exercita a comparação entre o atributo,
agora imaginado pela criança, e a peça que a criança tem na mão. A
negação (segunda coluna do quadro) leva à classificação e ajuda a
compreender, por exemplo, que um número pertence a um e não a outro
conjunto numérico.
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