- Desenvolver habilidades de leitura e de escrita.
- Localizar informações no texto.
- Produzir histórias.
- Identificar os tipos de livro.
- Reconhecer diferentes gêneros textuais.
- Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos.
- Desenvolver habilidades de ouvir, falar, interpretar e expressar opiniões pessoais.
- Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.
CONTEÚDO:
- Alfabetização.
- Língua escrita: usos e formas.
- Concepção de texto.
- Língua oral: usos e formas.
- Processos de leitura.
- Gêneros de texto.
- Língua escrita: prática de produção de textos.
- Papel da interação entre alunos.
- Língua oral: valores, normas e atitudes.
- Língua escrita: prática de leitura.
- Evolução da escrita alfabética.
DESENVOLVIMENTO:
1ª. etapa
1. Inicie a atividade com a exibição do vídeo "Um bom livro", disponível em:
2ª etapa
3ª etapa
8. Acomode os alunos em roda e exiba o vídeo da história "A Menina Que Odiava Livros".
4ª etapa
5ª etapa
15. Distribua cópias do texto "O Grande Livro".
19. Depois que os textos forem revisados e que as versões finais estiverem concluídas, promova uma exposição dos livros na escola e convide os pais para esse momento.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=84&v=-ikZ9QBmPMU
2. Após, formar uma roda de conversa e questionar as crianças:
- Vocês gostam de livros?
- Quem tem livros em casa?
- Quais livros vocês gostam?
- Pra você o que é um bom livro?
3. Explique às crianças que existem vários tipos de livro e que eles são
classificados, de acordo com o seu conteúdo, em duas categorias
fundamentais: sequenciais e obras de referências. Cite alguns exemplos
de cada um deles para que a turma seja capaz de distinguir as ideias,
conforme sugestão abaixo:
Livros sequenciais: ensaio, memórias, romance, novela, poesia, teatro, biografia, história em quadrinhos.
Obras de referências: anuário, bibliografia, dicionário, manual, enciclopédia, guia turístico, livro didático, relatório.
4. Em seguida, proponha aos alunos que leiam a poesia "A caixa Mágica de Surpresa", de Elias José
Lembre-os de que a poesia faz parte da categoria de leitura
sequencial e peça para que observem a estrutura do gênero, composto de
rimas, versos e estrofes.
5. Em seguida, peça que respondam às seguintes questões no caderno:
Qual livro você leu neste último mês?
O que você entende do verso do poema: “um livro tem as asas longas e leves”?
Por que o autor diz que o livro é uma caixa mágica?
2ª etapa
6. Proponha uma visita à biblioteca e possibilite que os alunos escolham
um livro para ler. Após a leitura, solicite que escrevam sobre o que
mais gostaram na história lida e ilustrem o texto. Em seguida, peça que
apresentem seus trabalhos para o grupo.
7. Ao voltar à sala de aula, comente o processo pelo qual passa a
produção de um livro: escrita, ilustração, revisão, diagramação gráfica,
impressão, venda e consumo.
3ª etapa
8. Acomode os alunos em roda e exiba o vídeo da história "A Menina Que Odiava Livros".
9. Em seguida, promova uma discussão sobre a importância da leitura.
Questione, primeiro, os tipos de texto que as crianças gostam de ler.
Sobre o filme visto, pergunte qual a parte da história de que mais
gostaram e peça que desenhem a cena no caderno.
10. Organize a turma em pequenos grupos e proponha aos alunos que montem
um teatrinho sobre a história do vídeo. Peça que as equipes se
organizem, distribuam os personagens e ensaiem as apresentações. Depois
que as encenações estiverem prontas, coordene a mostra na sala de aula.
11. Caso seja viável, combine com a gestão da escola um momento para que
os alunos apresentem as produções a colegas das outras turmas com o
intuito de promover interação e socializar a obra.
4ª etapa
12. Convide os alunos para produzir histórias em duplas. Para isso, eles devem se concentrar nas seguintes questões:
- Quando acontece a história?
- Quem faz o papel de narrador? Alguém que participa da história ou alguém que apenas a observa?
- Quem são os personagens? Se preferirem, descrevam algumas de suas características.
- Onde se passa a história?
- O que acontece de importante?
- Por que isso aconteceu?
- O que os personagens fizeram para resolver o conflito?
- Como acaba a história?
13. Depois que a história estiver pronta, peça que deem um título
interessante a ela, copiem-na em uma folha de papel A 4 e façam uma
bonita ilustração.
14. Assim que o trabalho for concluído, faça uma escala de contadores de história para a semana.
5ª etapa
15. Distribua cópias do texto "O Grande Livro".
16. Solicite uma leitura coletiva, pedindo para cada aluno ler um parágrafo. Promova, então, uma discussão:
- Por que Luquinha não entrava no escritório do avô?
- O avô de Luquinha escrevia livros. Que tipo de livro ele escrevia?
- O título do texto é O Grande Livro. A qual obra o título faz referência?
- Em sua opinião, o dicionário é um livro importante? Por quê?
17. Aproveite esse momento para explicar o que é um dicionário, caso
ainda não tenha trabalhado com esse tema. Conte aos alunos que existem
vários tipos: os que explicam os significados das palavras da nossa
língua; os que apresentam as palavras de outra língua com tradução para a
língua portuguesa; os que agrupam palavras que rimam, sinônimos ou
antônimos; e os que trazem o significado de palavras de algumas regiões,
palavras coloquiais.
18. Em seguida, proponha que a turma construa um livrinho para uma
exposição que será realizada para a comunidade escolar. Organize as
crianças em duplas, entregue folhas de papel e peça que elas imaginem um
personagem e um fato desencadeador da narrativa. Sugira que criem
textos variados: poesia, história em quadrinhos, aventura ou fábula,
entre outros. Oriente-os caso tenham dúvidas sobre o gênero textual
escolhido. Lembre-os de colocar o nome do autor, do ilustrador e o
título na capa do livro.
19. Depois que os textos forem revisados e que as versões finais estiverem concluídas, promova uma exposição dos livros na escola e convide os pais para esse momento.
AVALIAÇÃO
Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre a
origem dos livros, produzir histórias, identificar diferentes tipos de
livros e compreender a importância da leitura para o desenvolvimento
intelectual. Para isso, observe sempre as hipóteses das crianças,
verifique se os resultados das atividades expressam avanços ou
dificuldades e utilize os registros para planejar novas aulas que
contribuam ainda mais com as aprendizagens.
- Desenvolver habilidades de leitura e de escrita.
- Localizar informações no texto.
- Produzir histórias.
- Identificar os tipos de livro.
- Reconhecer diferentes gêneros textuais.
- Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos.
- Desenvolver habilidades de ouvir, falar, interpretar e expressar opiniões pessoais.
- Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.
CONTEÚDO:
- Alfabetização.
- Língua escrita: usos e formas.
- Concepção de texto.
- Língua oral: usos e formas.
- Processos de leitura.
- Gêneros de texto.
- Língua escrita: prática de produção de textos.
- Papel da interação entre alunos.
- Língua oral: valores, normas e atitudes.
- Língua escrita: prática de leitura.
- Evolução da escrita alfabética.
DESENVOLVIMENTO:
1ª. etapa
1. Inicie a atividade com a exibição do vídeo "Um bom livro", disponível em:
2ª etapa
3ª etapa
8. Acomode os alunos em roda e exiba o vídeo da história "A Menina Que Odiava Livros".
4ª etapa
5ª etapa
15. Distribua cópias do texto "O Grande Livro".
19. Depois que os textos forem revisados e que as versões finais estiverem concluídas, promova uma exposição dos livros na escola e convide os pais para esse momento.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=84&v=-ikZ9QBmPMU
2. Após, formar uma roda de conversa e questionar as crianças:
- Vocês gostam de livros?
- Quem tem livros em casa?
- Quais livros vocês gostam?
- Pra você o que é um bom livro?
3. Explique às crianças que existem vários tipos de livro e que eles são
classificados, de acordo com o seu conteúdo, em duas categorias
fundamentais: sequenciais e obras de referências. Cite alguns exemplos
de cada um deles para que a turma seja capaz de distinguir as ideias,
conforme sugestão abaixo:
Livros sequenciais: ensaio, memórias, romance, novela, poesia, teatro, biografia, história em quadrinhos.
Obras de referências: anuário, bibliografia, dicionário, manual, enciclopédia, guia turístico, livro didático, relatório.
4. Em seguida, proponha aos alunos que leiam a poesia "A caixa Mágica de Surpresa", de Elias José
Lembre-os de que a poesia faz parte da categoria de leitura
sequencial e peça para que observem a estrutura do gênero, composto de
rimas, versos e estrofes.
5. Em seguida, peça que respondam às seguintes questões no caderno:
Qual livro você leu neste último mês?
O que você entende do verso do poema: “um livro tem as asas longas e leves”?
Por que o autor diz que o livro é uma caixa mágica?
2ª etapa
6. Proponha uma visita à biblioteca e possibilite que os alunos escolham
um livro para ler. Após a leitura, solicite que escrevam sobre o que
mais gostaram na história lida e ilustrem o texto. Em seguida, peça que
apresentem seus trabalhos para o grupo.
7. Ao voltar à sala de aula, comente o processo pelo qual passa a
produção de um livro: escrita, ilustração, revisão, diagramação gráfica,
impressão, venda e consumo.
3ª etapa
8. Acomode os alunos em roda e exiba o vídeo da história "A Menina Que Odiava Livros".
9. Em seguida, promova uma discussão sobre a importância da leitura.
Questione, primeiro, os tipos de texto que as crianças gostam de ler.
Sobre o filme visto, pergunte qual a parte da história de que mais
gostaram e peça que desenhem a cena no caderno.
10. Organize a turma em pequenos grupos e proponha aos alunos que montem
um teatrinho sobre a história do vídeo. Peça que as equipes se
organizem, distribuam os personagens e ensaiem as apresentações. Depois
que as encenações estiverem prontas, coordene a mostra na sala de aula.
11. Caso seja viável, combine com a gestão da escola um momento para que
os alunos apresentem as produções a colegas das outras turmas com o
intuito de promover interação e socializar a obra.
4ª etapa
12. Convide os alunos para produzir histórias em duplas. Para isso, eles devem se concentrar nas seguintes questões:
- Quando acontece a história?
- Quem faz o papel de narrador? Alguém que participa da história ou alguém que apenas a observa?
- Quem são os personagens? Se preferirem, descrevam algumas de suas características.
- Onde se passa a história?
- O que acontece de importante?
- Por que isso aconteceu?
- O que os personagens fizeram para resolver o conflito?
- Como acaba a história?
13. Depois que a história estiver pronta, peça que deem um título
interessante a ela, copiem-na em uma folha de papel A 4 e façam uma
bonita ilustração.
14. Assim que o trabalho for concluído, faça uma escala de contadores de história para a semana.
5ª etapa
15. Distribua cópias do texto "O Grande Livro".
16. Solicite uma leitura coletiva, pedindo para cada aluno ler um parágrafo. Promova, então, uma discussão:
- Por que Luquinha não entrava no escritório do avô?
- O avô de Luquinha escrevia livros. Que tipo de livro ele escrevia?
- O título do texto é O Grande Livro. A qual obra o título faz referência?
- Em sua opinião, o dicionário é um livro importante? Por quê?
17. Aproveite esse momento para explicar o que é um dicionário, caso
ainda não tenha trabalhado com esse tema. Conte aos alunos que existem
vários tipos: os que explicam os significados das palavras da nossa
língua; os que apresentam as palavras de outra língua com tradução para a
língua portuguesa; os que agrupam palavras que rimam, sinônimos ou
antônimos; e os que trazem o significado de palavras de algumas regiões,
palavras coloquiais.
18. Em seguida, proponha que a turma construa um livrinho para uma
exposição que será realizada para a comunidade escolar. Organize as
crianças em duplas, entregue folhas de papel e peça que elas imaginem um
personagem e um fato desencadeador da narrativa. Sugira que criem
textos variados: poesia, história em quadrinhos, aventura ou fábula,
entre outros. Oriente-os caso tenham dúvidas sobre o gênero textual
escolhido. Lembre-os de colocar o nome do autor, do ilustrador e o
título na capa do livro.
19. Depois que os textos forem revisados e que as versões finais estiverem concluídas, promova uma exposição dos livros na escola e convide os pais para esse momento.
AVALIAÇÃO
Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre a
origem dos livros, produzir histórias, identificar diferentes tipos de
livros e compreender a importância da leitura para o desenvolvimento
intelectual. Para isso, observe sempre as hipóteses das crianças,
verifique se os resultados das atividades expressam avanços ou
dificuldades e utilize os registros para planejar novas aulas que
contribuam ainda mais com as aprendizagens.
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