Pessoal, estou encantada
com um projeto sobre Corpo Humano que encontrei na net. Resolvi
adaptar para ficar de acordo com a formatação que utilizo.
O CORPO HUMANO, A MÁQUINA DA VIDA
Faixa Etária: Jardim, Pré-escola e Anos Iniciais
Duração: 7 semanas
Objetivo Geral: Possibilitar o desenvolvimento das diferentes
funções do corpo humano, despertando na criança a consciência do seu
próprio corpo e de suas partes.
Objetivos Específicos:
- Conhecer as partes e órgãos do corpo e nomeá-las;
- Reconhecer a função de cada parte e órgão de nosso corpo;
- Aguçar a curiosidade sobre as partes que compõem o corpo humano, externas e internas;
- Estimular o respeito a si mesmo, suas capacidades e limitações;
- Proporcionar a percepção do próprio corpo e expressão desta imagem através do desenho;
- Desenvolver a percepção de mundo da criança através dos cinco sentidos;
- Estimular a importância de ter uma alimentação balanceada e rica em frutas e verduras;
- Ampliar a percepção da criança de sua autonomia em momentos de higiene para o bem-estar do nosso corpo e saúde.
- Reconhecer os órgãos de sentidos;
Justificativa:
Já parou para pensar o quão incrível é o corpo humano?
Daria para ficar horas e horas analisando tudo e pensando: "Uau! como tudo funciona perfeitamente!"
O projeto ‘’CORPO HUMANO A MÁQUINA DA VIDA’’ nasceu para dar
significado às perguntas frequentes de nossas crianças, pois, é na
infância que elas querem saber tudo sobre o corpo, porque é o período
no qual ocorrem as descobertas. Braços, pernas, mãos, enfim, o corpo
humano vai aos poucos sendo desvendado pela curiosidade.
Para que a criança tenha consciência de seu corpo é importante que
ela perceba a sua importância e cuidados que devemos ter com ele. Desta
forma, neste projeto iremos enfatizar questões de higiene, alimentação e
saúde, como a importância de ter uma alimentação balanceada e rica em
frutas e verduras, higiene para o nosso bem-estar e saúde, bem como
exercícios físicos.
Áreas de Conhecimento: Linguagem, Natureza e Sociedade, Movimento.
Inteligências envolvidas: cinestésica corporal, pictórica e linguística.
Ações Didáticas:
- Leitura e exploração de livros infantis sobre o assunto, tais como:
- Exploração de atlas do corpo humano ou pôsters sobre o corpo humano.
- Brincadeiras simbólicas dirigidas.
- Canções: Cabeça, ombro, joelho e pé; Eu me remexo, Minha boneca de lata, Pai Francisco.
- Vídeos: Coletânea "Sid, o cientista: explorando o corpo humano".
- Atividades envolvendo expressão corporal, motricidade ampla e fina, lateralidade.
- Atividades envolvendo gestos, posturas e ritmos.
- Jogos e brincadeiras.
- Confecção de um chaveiro de coração, utilizando feltro e fibra.
- Modelagens, recortes, colagens.
- Exploração de um Torso Humano.
- Realização de experimentos envolvendo o Sistema Respiratório e Digestório.
- Antropometria (pesagem e medição da altura), comparação das medidas e construção de gráficos.
- Confecção de Mini-book (livreto) com curiosidades sobre o corpo humano.
- Montagem e exploração de um circuito com os pôsters, maquetes, torso humano, imagens, trilha sensorial.
Avaliação: Será avaliado o envolvimento, interesse e participação
dos alunos individualmente e coletivamente, como forma de registro
poderá ser confeccionado um Lapbook com as principais informações e
saberes trabalhados durante o projeto.
Torso Humano, com peças móveis
(geralmente as escolas possuem um). Caso não tenha na escola, poderão
confeccionar um cartaz interativo em feltro com as os órgãos móveis,
colando-os com velcro (há sugestões na internet).
Fonte: Colégio Machado de Assis
Reelaborado por mim, a partir do projeto das professoras Laiza Francine Schneider e Rosilene Antunes
Pessoal, estou encantada
com um projeto sobre Corpo Humano que encontrei na net. Resolvi
adaptar para ficar de acordo com a formatação que utilizo.
O CORPO HUMANO, A MÁQUINA DA VIDA
Faixa Etária: Jardim, Pré-escola e Anos Iniciais
Duração: 7 semanas
Objetivo Geral: Possibilitar o desenvolvimento das diferentes
funções do corpo humano, despertando na criança a consciência do seu
próprio corpo e de suas partes.
Objetivos Específicos:
- Conhecer as partes e órgãos do corpo e nomeá-las;
- Reconhecer a função de cada parte e órgão de nosso corpo;
- Aguçar a curiosidade sobre as partes que compõem o corpo humano, externas e internas;
- Estimular o respeito a si mesmo, suas capacidades e limitações;
- Proporcionar a percepção do próprio corpo e expressão desta imagem através do desenho;
- Desenvolver a percepção de mundo da criança através dos cinco sentidos;
- Estimular a importância de ter uma alimentação balanceada e rica em frutas e verduras;
- Ampliar a percepção da criança de sua autonomia em momentos de higiene para o bem-estar do nosso corpo e saúde.
- Reconhecer os órgãos de sentidos;
Justificativa:
Já parou para pensar o quão incrível é o corpo humano?
Daria para ficar horas e horas analisando tudo e pensando: "Uau! como tudo funciona perfeitamente!"
O projeto ‘’CORPO HUMANO A MÁQUINA DA VIDA’’ nasceu para dar
significado às perguntas frequentes de nossas crianças, pois, é na
infância que elas querem saber tudo sobre o corpo, porque é o período
no qual ocorrem as descobertas. Braços, pernas, mãos, enfim, o corpo
humano vai aos poucos sendo desvendado pela curiosidade.
Para que a criança tenha consciência de seu corpo é importante que
ela perceba a sua importância e cuidados que devemos ter com ele. Desta
forma, neste projeto iremos enfatizar questões de higiene, alimentação e
saúde, como a importância de ter uma alimentação balanceada e rica em
frutas e verduras, higiene para o nosso bem-estar e saúde, bem como
exercícios físicos.
Áreas de Conhecimento: Linguagem, Natureza e Sociedade, Movimento.
Inteligências envolvidas: cinestésica corporal, pictórica e linguística.
Ações Didáticas:
- Leitura e exploração de livros infantis sobre o assunto, tais como:
- Exploração de atlas do corpo humano ou pôsters sobre o corpo humano.
- Brincadeiras simbólicas dirigidas.
- Canções: Cabeça, ombro, joelho e pé; Eu me remexo, Minha boneca de lata, Pai Francisco.
- Vídeos: Coletânea "Sid, o cientista: explorando o corpo humano".
- Atividades envolvendo expressão corporal, motricidade ampla e fina, lateralidade.
- Atividades envolvendo gestos, posturas e ritmos.
- Jogos e brincadeiras.
- Confecção de um chaveiro de coração, utilizando feltro e fibra.
- Modelagens, recortes, colagens.
- Exploração de um Torso Humano.
- Realização de experimentos envolvendo o Sistema Respiratório e Digestório.
- Antropometria (pesagem e medição da altura), comparação das medidas e construção de gráficos.
- Confecção de Mini-book (livreto) com curiosidades sobre o corpo humano.
- Montagem e exploração de um circuito com os pôsters, maquetes, torso humano, imagens, trilha sensorial.
Avaliação: Será avaliado o envolvimento, interesse e participação
dos alunos individualmente e coletivamente, como forma de registro
poderá ser confeccionado um Lapbook com as principais informações e
saberes trabalhados durante o projeto.
Torso Humano, com peças móveis
(geralmente as escolas possuem um). Caso não tenha na escola, poderão
confeccionar um cartaz interativo em feltro com as os órgãos móveis,
colando-os com velcro (há sugestões na internet).
Fonte: Colégio Machado de Assis
Reelaborado por mim, a partir do projeto das professoras Laiza Francine Schneider e Rosilene Antunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário