PROJETO: O CORPO HUMANO, A MÁQUINA DA VIDA


Pessoal, estou encantada com um projeto sobre Corpo Humano que encontrei na net. Resolvi adaptar para ficar de acordo com  a formatação que utilizo. 

O CORPO HUMANO, A MÁQUINA DA VIDA

Faixa Etária: Jardim, Pré-escola e Anos Iniciais
Duração: 7 semanas
Objetivo Geral: Possibilitar o desenvolvimento das diferentes funções do corpo humano, despertando na criança a consciência do seu próprio corpo e de suas partes. 
Objetivos Específicos: 
  • Conhecer as partes e órgãos do corpo e nomeá-las;
  • Reconhecer a função de cada parte e órgão de nosso corpo;
  • Aguçar a curiosidade sobre as partes que compõem o corpo humano, externas e internas;
  • Estimular o respeito a si mesmo, suas capacidades e limitações;
  • Proporcionar a percepção do próprio corpo e expressão desta imagem através do desenho;
  • Desenvolver a percepção de mundo da criança através dos cinco sentidos;
  • Estimular a importância de ter uma alimentação balanceada e rica em frutas e verduras;
  • Ampliar a percepção da criança de sua autonomia em momentos de higiene para o bem-estar do nosso corpo e saúde.
  • Reconhecer os órgãos de sentidos;

Justificativa: 
         Já parou para pensar o quão incrível é o corpo humano?
      Daria para ficar horas e horas analisando tudo e pensando: "Uau! como tudo funciona perfeitamente!"
    O projeto ‘’CORPO HUMANO A MÁQUINA DA VIDA’’ nasceu para dar significado às perguntas frequentes de nossas crianças, pois, é na infância que elas querem saber tudo sobre o corpo, porque é o período no qual ocorrem as descobertas. Braços, pernas, mãos, enfim, o corpo humano vai aos poucos sendo desvendado pela curiosidade.
      Para que a criança tenha consciência de seu corpo é importante que ela perceba a sua importância e cuidados que devemos ter com ele. Desta forma, neste projeto iremos enfatizar questões de higiene, alimentação e saúde, como a importância de ter uma alimentação balanceada e rica em frutas e verduras, higiene para o nosso bem-estar e saúde, bem como exercícios físicos.
Áreas de Conhecimento: Linguagem, Natureza e Sociedade, Movimento. 

Inteligências envolvidas: cinestésica corporal, pictórica e linguística. 
Ações Didáticas:

  • Leitura e exploração de livros infantis sobre o assunto, tais como:
  • Exploração de atlas do corpo humano ou pôsters sobre o corpo humano.
  • Brincadeiras simbólicas dirigidas.
  • Canções: Cabeça, ombro, joelho e pé; Eu me remexo, Minha boneca de lata, Pai Francisco.
  • Vídeos: Coletânea "Sid, o cientista: explorando o corpo humano".
  • Atividades envolvendo expressão corporal, motricidade ampla e fina, lateralidade.
  • Atividades envolvendo gestos, posturas e ritmos.
  • Jogos e brincadeiras.
  • Confecção de um chaveiro de coração, utilizando feltro e fibra.
  • Modelagens, recortes, colagens.
  • Exploração de um Torso Humano. 
  • Realização de experimentos envolvendo o Sistema Respiratório e Digestório.
  • Antropometria (pesagem e medição da altura), comparação das medidas e construção de gráficos.
  • Confecção de Mini-book (livreto) com curiosidades sobre o corpo humano.
  • Montagem e exploração de um circuito com os pôsters, maquetes, torso humano, imagens, trilha sensorial.
Avaliação: Será avaliado o envolvimento, interesse e participação dos alunos individualmente e coletivamente, como forma de registro poderá ser confeccionado um Lapbook com as principais informações e saberes trabalhados durante o projeto.

Torso Humano, com peças móveis (geralmente as escolas possuem um). Caso não tenha na escola, poderão confeccionar um cartaz interativo em feltro com as os órgãos móveis, colando-os com velcro (há sugestões na internet). 








Fonte: Colégio Machado de Assis

Reelaborado por mim, a partir do projeto das professoras Laiza Francine Schneider e Rosilene Antunes







Pessoal, estou encantada com um projeto sobre Corpo Humano que encontrei na net. Resolvi adaptar para ficar de acordo com  a formatação que utilizo. 

O CORPO HUMANO, A MÁQUINA DA VIDA

Faixa Etária: Jardim, Pré-escola e Anos Iniciais
Duração: 7 semanas
Objetivo Geral: Possibilitar o desenvolvimento das diferentes funções do corpo humano, despertando na criança a consciência do seu próprio corpo e de suas partes. 
Objetivos Específicos: 
  • Conhecer as partes e órgãos do corpo e nomeá-las;
  • Reconhecer a função de cada parte e órgão de nosso corpo;
  • Aguçar a curiosidade sobre as partes que compõem o corpo humano, externas e internas;
  • Estimular o respeito a si mesmo, suas capacidades e limitações;
  • Proporcionar a percepção do próprio corpo e expressão desta imagem através do desenho;
  • Desenvolver a percepção de mundo da criança através dos cinco sentidos;
  • Estimular a importância de ter uma alimentação balanceada e rica em frutas e verduras;
  • Ampliar a percepção da criança de sua autonomia em momentos de higiene para o bem-estar do nosso corpo e saúde.
  • Reconhecer os órgãos de sentidos;

Justificativa: 
         Já parou para pensar o quão incrível é o corpo humano?
      Daria para ficar horas e horas analisando tudo e pensando: "Uau! como tudo funciona perfeitamente!"
    O projeto ‘’CORPO HUMANO A MÁQUINA DA VIDA’’ nasceu para dar significado às perguntas frequentes de nossas crianças, pois, é na infância que elas querem saber tudo sobre o corpo, porque é o período no qual ocorrem as descobertas. Braços, pernas, mãos, enfim, o corpo humano vai aos poucos sendo desvendado pela curiosidade.
      Para que a criança tenha consciência de seu corpo é importante que ela perceba a sua importância e cuidados que devemos ter com ele. Desta forma, neste projeto iremos enfatizar questões de higiene, alimentação e saúde, como a importância de ter uma alimentação balanceada e rica em frutas e verduras, higiene para o nosso bem-estar e saúde, bem como exercícios físicos.
Áreas de Conhecimento: Linguagem, Natureza e Sociedade, Movimento. 

Inteligências envolvidas: cinestésica corporal, pictórica e linguística. 
Ações Didáticas:

  • Leitura e exploração de livros infantis sobre o assunto, tais como:
  • Exploração de atlas do corpo humano ou pôsters sobre o corpo humano.
  • Brincadeiras simbólicas dirigidas.
  • Canções: Cabeça, ombro, joelho e pé; Eu me remexo, Minha boneca de lata, Pai Francisco.
  • Vídeos: Coletânea "Sid, o cientista: explorando o corpo humano".
  • Atividades envolvendo expressão corporal, motricidade ampla e fina, lateralidade.
  • Atividades envolvendo gestos, posturas e ritmos.
  • Jogos e brincadeiras.
  • Confecção de um chaveiro de coração, utilizando feltro e fibra.
  • Modelagens, recortes, colagens.
  • Exploração de um Torso Humano. 
  • Realização de experimentos envolvendo o Sistema Respiratório e Digestório.
  • Antropometria (pesagem e medição da altura), comparação das medidas e construção de gráficos.
  • Confecção de Mini-book (livreto) com curiosidades sobre o corpo humano.
  • Montagem e exploração de um circuito com os pôsters, maquetes, torso humano, imagens, trilha sensorial.
Avaliação: Será avaliado o envolvimento, interesse e participação dos alunos individualmente e coletivamente, como forma de registro poderá ser confeccionado um Lapbook com as principais informações e saberes trabalhados durante o projeto.

Torso Humano, com peças móveis (geralmente as escolas possuem um). Caso não tenha na escola, poderão confeccionar um cartaz interativo em feltro com as os órgãos móveis, colando-os com velcro (há sugestões na internet). 








Fonte: Colégio Machado de Assis

Reelaborado por mim, a partir do projeto das professoras Laiza Francine Schneider e Rosilene Antunes







Nenhum comentário:

Postar um comentário