Projeto clube da leitura na alfabetização Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental do 1º ao 5º anos Título: Clube da leitura na Alfabetização Período de Execução: 1 vez por semana. Término: A critério do professor/escola. Justificativa: O projeto clube da leitura foi desenvolvimento com o intuito de apresentar diferentes tipos de portadores de leitura para crianças em processo de alfabetização. O ensino em escolas na atualidade precisa contar com novas ferramentas que façam sentido para crianças e que possam levá-los a assimilar conhecimentos agregados a valores humanos de tal forma que se crie o engajamento nas atividades realizadas em sala de aula. Assim, a formação de um clube de leitura pode ser uma ideia producente, quando algumas questões são levadas em conta, para que tudo aconteça dentro de uma proposta pedagógica coerente. Objetivos: Melhorar o nível de linguagem oral dos alunos. Desenvolver um profundo interesse pela leitura. Criar hábitos de leitura independente. Aprimorar a habilidade de trabalhar em grupo. Estratégias de desenvolvimento: O livro a ser selecionado para leitura deve atender os anseios dos alunos, deve estar no centro de interesses de todos. É importante lembrar que podem ser utilizados livros físicos ou digitais, dependendo da disponibilidade e interesse dos envolvidos no clube. O local de realização do clube é fator preponderante para que a ação em grupo se torne agradável. Realizá-la em um espaço sugestivo, como uma biblioteca, sala de aula, debaixo de árvores etc. É um estímulo a mais para adentrar no universo dos livros. A participação de todos os alunos deve ser encorajada sem permitir que qualquer opinião emitida seja alvo de brincadeirinhas, demonstrando que se trata de um espaço democrático no qual todos estão aptos a participar e enriquecer o debate. A presença do professor ou coordenador é essencial para estruturar a discussão e levantar questões relevantes, além de organizar os momentos de fala de cada um. A participação do professor/coordenador com opiniões sobre o livro lido ajuda a demonstrar que ele também integra aquele grupo como leitor e não como mero disciplinador. A duração do momento de leitura, poderá ser de no máximo meia hora, mas caso o debate se amplie e engaje os alunos sobre determinado tema é importante permitir o desenlace das opiniões, cabendo ao coordenador-professor uma amarração final daquilo que foi discutido ao longo do debate. Recursos: Livros infantis, livros paradidáticos, textos diversos, entrevistas, pesquisas, vídeos, gêneros textuais, etc. Como apresentar: Caixinha personalizada, decorada para mostrar os tipos de recursos Avaliação: Após cada semana durante todo o desenvolvimento do projeto. Professor e alunos procurarão aprimorar e enriquecer, a cada "reunião", as atividades do Clube. Autora: Professora Karla Valéria Tavares

Projeto clube da leitura na alfabetização





Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental do 1º ao 5º anos
Título: Clube da leitura na Alfabetização
Período de Execução: 1 vez por semana.
Término: A critério do professor/escola.


Justificativa:
O projeto clube da leitura foi desenvolvimento com o intuito de apresentar diferentes tipos de portadores de leitura para crianças em processo de alfabetização.
O ensino em escolas na atualidade precisa contar com novas ferramentas que façam sentido para crianças e que possam levá-los a assimilar conhecimentos agregados a valores humanos de tal forma que se crie o engajamento nas atividades realizadas em sala de aula. Assim, a formação de um clube de leitura pode ser uma ideia producente, quando algumas questões são levadas em conta, para que tudo aconteça dentro de uma proposta pedagógica coerente.
Objetivos:
  • Melhorar o nível de linguagem oral dos alunos.
  • Desenvolver um profundo interesse pela leitura.
  • Criar hábitos de leitura independente.
  • Aprimorar a habilidade de trabalhar em grupo.
Estratégias de desenvolvimento:
  1. O livro a ser selecionado para leitura deve atender os anseios dos alunos, deve estar no centro de interesses de todos. É importante lembrar que podem ser utilizados livros físicos ou digitais, dependendo da disponibilidade e interesse dos envolvidos no clube.
  2. O local de realização do clube é fator preponderante para que a ação em grupo se torne agradável. Realizá-la em um espaço sugestivo, como uma biblioteca, sala de aula, debaixo de árvores etc. É um estímulo a mais para adentrar no universo dos livros.
  3. A participação de todos os alunos deve ser encorajada sem permitir que qualquer opinião emitida seja alvo de brincadeirinhas, demonstrando que se trata de um espaço democrático no qual todos estão aptos a participar e enriquecer o debate.
  4. A presença do professor ou coordenador é essencial para estruturar a discussão e levantar questões relevantes, além de organizar os momentos de fala de cada um. A participação do professor/coordenador com opiniões sobre o livro lido ajuda a demonstrar que ele também integra aquele grupo como leitor e não como mero disciplinador.
  5. A duração do momento de leitura, poderá ser de no máximo meia hora, mas caso o debate se amplie e engaje os alunos sobre determinado tema é importante permitir o desenlace das opiniões, cabendo ao coordenador-professor uma amarração final daquilo que foi discutido ao longo do debate.
Recursos:

Livros infantis, livros paradidáticos, textos diversos, entrevistas, pesquisas, vídeos, gêneros textuais, etc.

Como apresentar:
Caixinha personalizada, decorada para mostrar os tipos de recursos

Avaliação: Após cada semana durante todo o desenvolvimento do projeto. Professor e alunos procurarão aprimorar e enriquecer, a cada "reunião", as atividades do Clube.

Autora: Professora Karla Valéria Tavares











Projeto clube da leitura na alfabetização





Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental do 1º ao 5º anos
Título: Clube da leitura na Alfabetização
Período de Execução: 1 vez por semana.
Término: A critério do professor/escola.


Justificativa:
O projeto clube da leitura foi desenvolvimento com o intuito de apresentar diferentes tipos de portadores de leitura para crianças em processo de alfabetização.
O ensino em escolas na atualidade precisa contar com novas ferramentas que façam sentido para crianças e que possam levá-los a assimilar conhecimentos agregados a valores humanos de tal forma que se crie o engajamento nas atividades realizadas em sala de aula. Assim, a formação de um clube de leitura pode ser uma ideia producente, quando algumas questões são levadas em conta, para que tudo aconteça dentro de uma proposta pedagógica coerente.
Objetivos:
  • Melhorar o nível de linguagem oral dos alunos.
  • Desenvolver um profundo interesse pela leitura.
  • Criar hábitos de leitura independente.
  • Aprimorar a habilidade de trabalhar em grupo.
Estratégias de desenvolvimento:
  1. O livro a ser selecionado para leitura deve atender os anseios dos alunos, deve estar no centro de interesses de todos. É importante lembrar que podem ser utilizados livros físicos ou digitais, dependendo da disponibilidade e interesse dos envolvidos no clube.
  2. O local de realização do clube é fator preponderante para que a ação em grupo se torne agradável. Realizá-la em um espaço sugestivo, como uma biblioteca, sala de aula, debaixo de árvores etc. É um estímulo a mais para adentrar no universo dos livros.
  3. A participação de todos os alunos deve ser encorajada sem permitir que qualquer opinião emitida seja alvo de brincadeirinhas, demonstrando que se trata de um espaço democrático no qual todos estão aptos a participar e enriquecer o debate.
  4. A presença do professor ou coordenador é essencial para estruturar a discussão e levantar questões relevantes, além de organizar os momentos de fala de cada um. A participação do professor/coordenador com opiniões sobre o livro lido ajuda a demonstrar que ele também integra aquele grupo como leitor e não como mero disciplinador.
  5. A duração do momento de leitura, poderá ser de no máximo meia hora, mas caso o debate se amplie e engaje os alunos sobre determinado tema é importante permitir o desenlace das opiniões, cabendo ao coordenador-professor uma amarração final daquilo que foi discutido ao longo do debate.
Recursos:

Livros infantis, livros paradidáticos, textos diversos, entrevistas, pesquisas, vídeos, gêneros textuais, etc.

Como apresentar:
Caixinha personalizada, decorada para mostrar os tipos de recursos

Avaliação: Após cada semana durante todo o desenvolvimento do projeto. Professor e alunos procurarão aprimorar e enriquecer, a cada "reunião", as atividades do Clube.

Autora: Professora Karla Valéria Tavares












Nenhum comentário:

Postar um comentário