Plano de aula para trabalhar nome próprio na alfabetização
PLANO DE AULA PARA TRABALHAR NOME PRÓPRIO NA ALFABETIZAÇÃO
Público alvo: Alunos na alfabetização
Objetivo: Trabalhar a identidade de cada aluno, valorizando a importância de reconhecer as letras que formam seu nome.
Conteúdo: Nome próprio - letras do alfabeto
Justificativa:
No momento em que a escola compreende o diagnóstico inicial das crianças
quanto a defasagem dos alunos em escrever o nome próprio, surge a
necessidade de contemplar essas habilidades básicas para o processo de
aprendizagem, visando um direcionamento sistemático das aulas para a
aquisição do nome e consequentemente das letras do alfabeto.
Blocos a serem contemplados:
- Acolhida - Varal de tarjetas com nomes
- Latinha com fichas do nome próprio
- Carrinho do alfabeto
- Tapete da identidade
- Atividades impressas
- Hora da história
Vamos entender a ACOLHIDA - Varal de tarjetas com nomes
O professor deverá organizar um varal fixo na sala e as tarjetas com os
nomes de cada aluno. Como acolhida todos os dias, os alunos são
convidados a se dirigirem até o varal e procurar sua tarjeta, nesse caso
o professor escolherá a ação que deseja fazer todos os dias.
Ex.
- Procurar sua tarjeta e escrever seu nome no caderno
- Procurar a tarjeta e falar a letra inicial do nome
- Procurar a tarjeta de um coleguinha e entregá-lo
- Procurar a tarjeta e contar o total de palavras
Vamos entender a FICHA DO NOME PRÓPRIO
O professor fará fichas com os nomes dos alunos e colocará dentro de uma
latinha decorada, depois organiza a turminha no círculo e coloca a
latinha no centro. Ao som de qualquer canção infantil vai passando a
latinha entre as mãos das crianças, ao comando de PARE! o aluno retira
uma ficha e tenta identificar de quem é....a professora pode ajudar
nessa hora dando as características da criança. Quando encontrar o dono
da ficha o coleguinha levanta abraça o amiguinho e entrega a fichinha.
Vamos entender o CARRINHO DO ALFABETO
O professor colocará dentro de um carrinho de brinquedo o alfabeto
móvel. E convida a turminha para brincar. Vai passando o carrinho entre
as crianças e todos cantam a canção...MOTORISTA, OLHA A PISTA. Quando a
música parar, o aluno retira uma letra, fala qual é e identifica se
existe alguém na sala que o nome comece com aquela letra, caso não
tenha, poderão falar nomes de animais, objetos. etc.
Vamos entender o TAPETE DO ALFABETO
O professor espalha na sala um tapete bem especial e colorido de
preferência, sobre ele coloca nomes próprios, nomes de animais, nomes de
objetos etc.
Convida os alunos a fazerem uma lista para cada coisa do tapete.
- Lista de animais
- Lista de nomes próprios
- Lista de objetos
Em seguida o professor começa um debate explicando que todas as coisas
tem nome. E que cada uma tem sua importância. Fala também que para
escrever os nomes usamos as letras. Aproveita o momento para ler o texto
TODO MUNDO TEM UM NOME . Em seguida, pede para as crianças escreverem as listas no caderno.
Vamos entender as ATIVIDADES IMPRESSAS
As atividades impressas, servirão de complemento das ações executadas
poderá ser com informações sobre a família, atividades com a certidão de
nascimento, atividades de colagens do alfabeto e nomes etc.
Vamos entender a HORA DA HISTÓRIA
Na hora da história o professor tem a liberdade de escolher a maneira mais lúdica de apresentar o conto. Lembrando que os textos devem ser relacionados aos assuntos e objetivos do plano de aula. Podendo usar fantoches, adereços, avental, tapete, data show etc.
Plano elaborado: Pelo blog: www.ensinandocomcarinho.com.br (Professora Valéria Tavares)
Lista de títulos de historinhas:
Fonte: http://www.ensinandocomcarinho.com.br/
Plano de aula para trabalhar nome próprio na alfabetização
PLANO DE AULA PARA TRABALHAR NOME PRÓPRIO NA ALFABETIZAÇÃO
Público alvo: Alunos na alfabetização
Objetivo: Trabalhar a identidade de cada aluno, valorizando a importância de reconhecer as letras que formam seu nome.
Conteúdo: Nome próprio - letras do alfabeto
Justificativa:
No momento em que a escola compreende o diagnóstico inicial das crianças
quanto a defasagem dos alunos em escrever o nome próprio, surge a
necessidade de contemplar essas habilidades básicas para o processo de
aprendizagem, visando um direcionamento sistemático das aulas para a
aquisição do nome e consequentemente das letras do alfabeto.
Blocos a serem contemplados:
- Acolhida - Varal de tarjetas com nomes
- Latinha com fichas do nome próprio
- Carrinho do alfabeto
- Tapete da identidade
- Atividades impressas
- Hora da história
Vamos entender a ACOLHIDA - Varal de tarjetas com nomes
O professor deverá organizar um varal fixo na sala e as tarjetas com os
nomes de cada aluno. Como acolhida todos os dias, os alunos são
convidados a se dirigirem até o varal e procurar sua tarjeta, nesse caso
o professor escolherá a ação que deseja fazer todos os dias.
Ex.
- Procurar sua tarjeta e escrever seu nome no caderno
- Procurar a tarjeta e falar a letra inicial do nome
- Procurar a tarjeta de um coleguinha e entregá-lo
- Procurar a tarjeta e contar o total de palavras
Vamos entender a FICHA DO NOME PRÓPRIO
O professor fará fichas com os nomes dos alunos e colocará dentro de uma
latinha decorada, depois organiza a turminha no círculo e coloca a
latinha no centro. Ao som de qualquer canção infantil vai passando a
latinha entre as mãos das crianças, ao comando de PARE! o aluno retira
uma ficha e tenta identificar de quem é....a professora pode ajudar
nessa hora dando as características da criança. Quando encontrar o dono
da ficha o coleguinha levanta abraça o amiguinho e entrega a fichinha.
Vamos entender o CARRINHO DO ALFABETO
O professor colocará dentro de um carrinho de brinquedo o alfabeto
móvel. E convida a turminha para brincar. Vai passando o carrinho entre
as crianças e todos cantam a canção...MOTORISTA, OLHA A PISTA. Quando a
música parar, o aluno retira uma letra, fala qual é e identifica se
existe alguém na sala que o nome comece com aquela letra, caso não
tenha, poderão falar nomes de animais, objetos. etc.
Vamos entender o TAPETE DO ALFABETO
O professor espalha na sala um tapete bem especial e colorido de
preferência, sobre ele coloca nomes próprios, nomes de animais, nomes de
objetos etc.
Convida os alunos a fazerem uma lista para cada coisa do tapete.
- Lista de animais
- Lista de nomes próprios
- Lista de objetos
Em seguida o professor começa um debate explicando que todas as coisas
tem nome. E que cada uma tem sua importância. Fala também que para
escrever os nomes usamos as letras. Aproveita o momento para ler o texto
TODO MUNDO TEM UM NOME . Em seguida, pede para as crianças escreverem as listas no caderno.
Vamos entender as ATIVIDADES IMPRESSAS
As atividades impressas, servirão de complemento das ações executadas
poderá ser com informações sobre a família, atividades com a certidão de
nascimento, atividades de colagens do alfabeto e nomes etc.
Vamos entender a HORA DA HISTÓRIA
Na hora da história o professor tem a liberdade de escolher a maneira mais lúdica de apresentar o conto. Lembrando que os textos devem ser relacionados aos assuntos e objetivos do plano de aula. Podendo usar fantoches, adereços, avental, tapete, data show etc.
Plano elaborado: Pelo blog: www.ensinandocomcarinho.com.br (Professora Valéria Tavares)
Lista de títulos de historinhas:
Fonte: http://www.ensinandocomcarinho.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário