Plano de aula:
Bruxa, bruxa venha à minha festa
Livro: Bruxa, bruxa, venha à minha festa
De: Ardem Druce
Ilustrações: Pat Ludlow
Editora Brinque-Book
Sinopse:
Uma garota pede que toda sorte de seres assustadores compareça à sua festa. E lá vão: bruxa, gato, espantalho, coruja, árvore, duende, dragão, pirata, tubarão, cobra, unicórnio, fantasma, babuíno, lobo e, epa!, Chapeuzinho Vermelho?
Uma história de medo que mostra como a imaginação das crianças as faz capazes de se deliciar com a ideia do medo.
Público alvo: Educação Infantil e 1° ano do ensino fundamental.
Duração: 2 ou 3 aulas
Objetivos:
-Desenvolver a memória auditiva e a atenção;
-Estimular o gosto pela leitura;
-Desenvolver a fantasia, a imaginação e criatividade;
-Desenvolver a linguagem oral e escrita;
-Desmistificar o sentimento do medo;
-Identificar as diferentes linguagens dos sistemas de comunicação;
- Ampliar o repertório verbal.
Conteúdos:
-Medo;
-Seres encantados;
-Compreensão textual;
-Produção de texto;
-Gênero textual: convite.
Atividades:
1ª parte:
-Iniciar a apresentação do livro solicitando aos alunos que procurem informações com base na capa.
-O que vocês estão vendo nesta capa?
-Qual é o nome do livro?
-Quem é a autora do texto?
-E a ilustradora?
-Quem traduziu o livro? O que significa traduzir um livro?
-Que assunto o interior do livro trás?
2ª parte:
-Contar a história.
OBS: Mas antes preparar as crianças para participarem. Funciona assim: A criança lê a primeira fala e o adulto lê a segunda fala de cada figura. As dicas ao longo do texto, mostram que basta ter atenção e que até uma criança que ainda não lê pode interagir com a história.
Após a leitura realizar discussões:
-Que tipo de festa o livro sugere?
-Como é que se faz uma festa dessa?
3ª parte:
-Vamos confeccionar um livro parecido com a obra original. Para isso precisaremos de um bloquinho com folhas brancas e uma lista de colegas. É claro que o primeiro nome a ser colocado nesse livrinho será o próprio da criança que o está confeccionando e consequentemente também será o último.
Quanto a capa, deve ser feita de cartolina dupla face amarela, com o título "Ei! Venha a nossa festa!".
A imagem da frente do livrinho será dos amiguinhos escolhidos por eles.
4ª parte:
-Confecção dos convites.
A capinha pode ser feita utilizando a própria capa do livrinho.
5ª parte:
-- Mímica (jogo lúdico que trabalha a atenção): dividir a classe em turmas. Uma criança representa através de mímica um dos convidados da festa; uma criança da outra turma deverá descobrir qual é o convidado.
6ª parte:
- Conversar sobre “medo” com a turma. Propor que façam um desenho ou uma história, com o objetivo de desmistificar seus medos.
Avaliação:
-Contínua e processual;
-Deverá analisar se as crianças enfrentaram seus medos e inseguranças ao estabelecer um contato com uma bruxa e todos os mistérios que a envolvem. Ainda assim, perceber se o grupo conseguiu aprimorar suas formas de comunicação a partir da necessidade posta: saber mais sobre as bruxas!
Plano de aula:
Bruxa, bruxa venha à minha festa
Livro: Bruxa, bruxa, venha à minha festa
De: Ardem Druce
Ilustrações: Pat Ludlow
Editora Brinque-Book
Sinopse:
Uma garota pede que toda sorte de seres assustadores compareça à sua festa. E lá vão: bruxa, gato, espantalho, coruja, árvore, duende, dragão, pirata, tubarão, cobra, unicórnio, fantasma, babuíno, lobo e, epa!, Chapeuzinho Vermelho?
Uma história de medo que mostra como a imaginação das crianças as faz capazes de se deliciar com a ideia do medo.
Público alvo: Educação Infantil e 1° ano do ensino fundamental.
Duração: 2 ou 3 aulas
Objetivos:
-Desenvolver a memória auditiva e a atenção;
-Estimular o gosto pela leitura;
-Desenvolver a fantasia, a imaginação e criatividade;
-Desenvolver a linguagem oral e escrita;
-Desmistificar o sentimento do medo;
-Identificar as diferentes linguagens dos sistemas de comunicação;
- Ampliar o repertório verbal.
Conteúdos:
-Medo;
-Seres encantados;
-Compreensão textual;
-Produção de texto;
-Gênero textual: convite.
Atividades:
1ª parte:
-Iniciar a apresentação do livro solicitando aos alunos que procurem informações com base na capa.
-O que vocês estão vendo nesta capa?
-Qual é o nome do livro?
-Quem é a autora do texto?
-E a ilustradora?
-Quem traduziu o livro? O que significa traduzir um livro?
-Que assunto o interior do livro trás?
2ª parte:
-Contar a história.
OBS: Mas antes preparar as crianças para participarem. Funciona assim: A criança lê a primeira fala e o adulto lê a segunda fala de cada figura. As dicas ao longo do texto, mostram que basta ter atenção e que até uma criança que ainda não lê pode interagir com a história.
Após a leitura realizar discussões:
-Que tipo de festa o livro sugere?
-Como é que se faz uma festa dessa?
3ª parte:
-Vamos confeccionar um livro parecido com a obra original. Para isso precisaremos de um bloquinho com folhas brancas e uma lista de colegas. É claro que o primeiro nome a ser colocado nesse livrinho será o próprio da criança que o está confeccionando e consequentemente também será o último.
Quanto a capa, deve ser feita de cartolina dupla face amarela, com o título "Ei! Venha a nossa festa!".
A imagem da frente do livrinho será dos amiguinhos escolhidos por eles.
4ª parte:
-Confecção dos convites.
A capinha pode ser feita utilizando a própria capa do livrinho.
5ª parte:
-- Mímica (jogo lúdico que trabalha a atenção): dividir a classe em turmas. Uma criança representa através de mímica um dos convidados da festa; uma criança da outra turma deverá descobrir qual é o convidado.
6ª parte:
- Conversar sobre “medo” com a turma. Propor que façam um desenho ou uma história, com o objetivo de desmistificar seus medos.
Avaliação:
-Contínua e processual;
-Deverá analisar se as crianças enfrentaram seus medos e inseguranças ao estabelecer um contato com uma bruxa e todos os mistérios que a envolvem. Ainda assim, perceber se o grupo conseguiu aprimorar suas formas de comunicação a partir da necessidade posta: saber mais sobre as bruxas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário