Planejamento para trabalhar o texto a casinha da vovó

Planejamento para trabalhar o texto a casinha da vovó

    PLANEJAMENTO SEMANAL
PROFESSORA: ELÂNIA ARAUJO
TURMA: 2º ANO

A CASINHA DA VOVÓ
Objetivos:
ü  Despertar o gosto pela leitura de forma lúdica;
ü  Estudar sílaba “CI”;
ü  Estimular a oralidade e a escrita;
ü  Trabalhar o gênero textual cantiga;
ü  Exercitar a percepção.

Desenvolvimento da aula:

Ø  1º dia: 
ü  Expor parlendas no tapete da leitura para que os alunos leiam.
ü  Antes essas mesmas parlendas será apresentadas através de vídeo.
      Obs: Uma aula e três hora de planejamento.
Ø  2º dia: 
ü  O professor confeccionara dois cartazes, um com letras de forma e outro letra cursiva.
ü  Fará a leitura da cantiga com os alunos.
ü  Com o auxilio de um papel irá cobrir algumas palavras e pedir que os alunos refaçam a leitura.
ü  Em seguida fará uma lista no quadro com palavras que tenham a silaba CI ditadas pelos alunos e depois peça para que copiem no caderno.
ü  Após está atividade a professora entrega aos alunos figuras de TANGRAM e pede para eles montarem a casinha da vovó.
ü  Logo após entregar aos alunos uma cartela contendo todas as  palavras da parlenda onde eles devem recortar e fazer a colagem recolocando-a em ordem.

Ø  3º dia: 
ü  Retomar a aula com a leitura coletiva da parlenda “ Casinha da vovó”.
ü  Após a leitura colocar a sala em circulo e distribuir cartelas com palavras da parlenda, usando o dado sugerido na formação.
ü  No dado cole imagens relacionadas a parlenda.
ü  Convide os alunos um a um a ir jogando o dado e marcando com X na cartela a palavra sorteada. Vence quem marcar todas as palavras primeiro.
ü  Após o jogo entregar atividade sobre a parlenda e fazer o acompanhamento de todas as questões com os alunos.


Ø  4º dia: 
ü  Começar a aula com o vídeo “A casa da vovo”.
ü  Após o video fazer uma roda de conversa sobre o que assistiram.
ü  Ainda na roda colocar tarjetas com todas as palavras da parlenda dentro da caixa surpresa e pedir que cada aluno vá retirando de dentro uma tarjeta e lendo a palavra nela escrita para toda a turma.
ü  Quando todas as palavras tiverem sido retiradas peça aos alunos que monte a parlenda na cartolina que estará no quadro apenas com o título da parlenda.
ü  Após encerrada a ação entregar uma atividade avaliativa sobre o estudo da semana  para que os alunos faça com o acompanhamento da professora.


Atividades para a semana













Planejamento para trabalhar o texto a casinha da vovó

    PLANEJAMENTO SEMANAL
PROFESSORA: ELÂNIA ARAUJO
TURMA: 2º ANO

A CASINHA DA VOVÓ
Objetivos:
ü  Despertar o gosto pela leitura de forma lúdica;
ü  Estudar sílaba “CI”;
ü  Estimular a oralidade e a escrita;
ü  Trabalhar o gênero textual cantiga;
ü  Exercitar a percepção.

Desenvolvimento da aula:

Ø  1º dia: 
ü  Expor parlendas no tapete da leitura para que os alunos leiam.
ü  Antes essas mesmas parlendas será apresentadas através de vídeo.
      Obs: Uma aula e três hora de planejamento.
Ø  2º dia: 
ü  O professor confeccionara dois cartazes, um com letras de forma e outro letra cursiva.
ü  Fará a leitura da cantiga com os alunos.
ü  Com o auxilio de um papel irá cobrir algumas palavras e pedir que os alunos refaçam a leitura.
ü  Em seguida fará uma lista no quadro com palavras que tenham a silaba CI ditadas pelos alunos e depois peça para que copiem no caderno.
ü  Após está atividade a professora entrega aos alunos figuras de TANGRAM e pede para eles montarem a casinha da vovó.
ü  Logo após entregar aos alunos uma cartela contendo todas as  palavras da parlenda onde eles devem recortar e fazer a colagem recolocando-a em ordem.

Ø  3º dia: 
ü  Retomar a aula com a leitura coletiva da parlenda “ Casinha da vovó”.
ü  Após a leitura colocar a sala em circulo e distribuir cartelas com palavras da parlenda, usando o dado sugerido na formação.
ü  No dado cole imagens relacionadas a parlenda.
ü  Convide os alunos um a um a ir jogando o dado e marcando com X na cartela a palavra sorteada. Vence quem marcar todas as palavras primeiro.
ü  Após o jogo entregar atividade sobre a parlenda e fazer o acompanhamento de todas as questões com os alunos.


Ø  4º dia: 
ü  Começar a aula com o vídeo “A casa da vovo”.
ü  Após o video fazer uma roda de conversa sobre o que assistiram.
ü  Ainda na roda colocar tarjetas com todas as palavras da parlenda dentro da caixa surpresa e pedir que cada aluno vá retirando de dentro uma tarjeta e lendo a palavra nela escrita para toda a turma.
ü  Quando todas as palavras tiverem sido retiradas peça aos alunos que monte a parlenda na cartolina que estará no quadro apenas com o título da parlenda.
ü  Após encerrada a ação entregar uma atividade avaliativa sobre o estudo da semana  para que os alunos faça com o acompanhamento da professora.


Atividades para a semana














Nenhum comentário:

Postar um comentário