Já tive alunos diagnosticados com TDAH e nunca soube como agir e
ajudar essas crianças. Nosso preparo para lidar com transtornos e
necessidades especiais é mínimo...
Tenho acompanhado vídeos no YouTube e o Blog NeuroSaber do
Neuropediatra Dr. Clay Brittes e da Psicopedagoga Luciana Brittes, onde
há rico material sobre TDAH, Autismo, desenvolvimento psicomotor, etc.
Vale a pena conferir! Foi lá que encontrei esse texto e compartilho aqui
com vocês:
É provável que a maioria de vocês saiba falar ao menos uma das características presentes na vida de uma criança com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Dividido entre dois tipos, o TDAH pode ser combinado (hiperatividade,
impulsividade e o déficit de atenção) ou desatento (falta de atenção).
Diante de tais possibilidades, é preciso que os educadores adotem
determinadas estratégias pedagógicas para aproximar o conteúdo a ser
ensinado aos alunos. O caminho a ser seguido não depende somente dos
professores e do estudante. Os pais também têm um papel de muita
importância nesse longo processo.
O que fazer para ajudar as crianças com TDAH?
A princípio, é interessante adotar algumas táticas para facilitar a
concentração do aluno. Todos nós sabemos que a sala de aula é um local
plural, ou seja, cada um traz uma peculiaridade. Isso pode chamar a
atenção do pequeno.
Então, vejam as sugestões iniciais que temos para driblar essas distrações e que podem ser encontradas no ambiente escolar:
– Não deixe o aluno próximo a janelas e portas: qualquer atividade ou ruído vindo da parte externa tende a distraí-lo;
– Coloque-o sentado perto à sua mesa, na primeira carteira;
– Mude-o de lugar sempre que perceber que algo ‘ameaça’ sua atenção ao conteúdo.
Quais ferramentas podem incrementar a explicação de uma tarefa?
Hoje em dia, os suportes multimídia servem como uma alternativa
eficaz para auxiliar os educadores. Os equipamentos audiovisuais são
essenciais: filmes, animações, clipes animados e trechos de peças publicitárias (que respeite a faixa etária do pequeno) tendem a dar um tom mais lúdico à aula.
Além disso, existem outros materiais que podem complementar a estratégia pedagógica, como jornais, revistas, gibis, jogos de tabuleiros, desenhos, entre outros. Tudo isso pode ser utilizado junto com os recursos multimídia citados acima.
O que fazer na aplicação de provas?
Para deixar os exames pedagógicos mais acessíveis à criança com TDAH,
o aconselhável é contribuir ao máximo com o enunciado presente na folha
de papel, seja utilizando bastante desenhos gráficos ou usando palavras
que facilitem o entendimento.
Evitando as perdas
Uma criança com TDAH pode perder materiais e exercícios por
distração (esquecimento). Para evitar essas situações, incentive-a a
adotar medidas que diminuem esses aborrecimentos, colocando nomes nos
objetos e utilizando somente o que for utilizado. Para as tarefas, o uso
de uma pasta plástica é o ideal.
Anotando as tarefas
É preciso ficar atento quanto às anotações que o aluno faz em sala
de aula. Para isso, estimule-o a utilizar bloquinhos de papel, post-it,
agendas, calendários, etc.
Contando com a ajuda dos pais
As atividades pedagógicas
das crianças precisam ser acompanhadas pelos pais dos pequenos. Por
meio de observações escritas pelos professores, os responsáveis por eles
devem criar um meio de se informar sobre o rendimento do estudante. A
agenda é uma importante forma de comunicação.
Mostre ao aluno que ele é sempre capaz
Os pequenos atos são suficientes para incutir na criança o quanto
ela é útil e capaz de se superar. Todo progresso conquistado merece ser
reconhecido por meio de elogios imediatos. Isso tende a dar mais força
para o estudante.
Já tive alunos diagnosticados com TDAH e nunca soube como agir e
ajudar essas crianças. Nosso preparo para lidar com transtornos e
necessidades especiais é mínimo...
Tenho acompanhado vídeos no YouTube e o Blog NeuroSaber do
Neuropediatra Dr. Clay Brittes e da Psicopedagoga Luciana Brittes, onde
há rico material sobre TDAH, Autismo, desenvolvimento psicomotor, etc.
Vale a pena conferir! Foi lá que encontrei esse texto e compartilho aqui
com vocês:
É provável que a maioria de vocês saiba falar ao menos uma das características presentes na vida de uma criança com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Dividido entre dois tipos, o TDAH pode ser combinado (hiperatividade,
impulsividade e o déficit de atenção) ou desatento (falta de atenção).
Diante de tais possibilidades, é preciso que os educadores adotem
determinadas estratégias pedagógicas para aproximar o conteúdo a ser
ensinado aos alunos. O caminho a ser seguido não depende somente dos
professores e do estudante. Os pais também têm um papel de muita
importância nesse longo processo.
O que fazer para ajudar as crianças com TDAH?
A princípio, é interessante adotar algumas táticas para facilitar a
concentração do aluno. Todos nós sabemos que a sala de aula é um local
plural, ou seja, cada um traz uma peculiaridade. Isso pode chamar a
atenção do pequeno.
Então, vejam as sugestões iniciais que temos para driblar essas distrações e que podem ser encontradas no ambiente escolar:
– Não deixe o aluno próximo a janelas e portas: qualquer atividade ou ruído vindo da parte externa tende a distraí-lo;
– Coloque-o sentado perto à sua mesa, na primeira carteira;
– Mude-o de lugar sempre que perceber que algo ‘ameaça’ sua atenção ao conteúdo.
Quais ferramentas podem incrementar a explicação de uma tarefa?
Hoje em dia, os suportes multimídia servem como uma alternativa
eficaz para auxiliar os educadores. Os equipamentos audiovisuais são
essenciais: filmes, animações, clipes animados e trechos de peças publicitárias (que respeite a faixa etária do pequeno) tendem a dar um tom mais lúdico à aula.
Além disso, existem outros materiais que podem complementar a estratégia pedagógica, como jornais, revistas, gibis, jogos de tabuleiros, desenhos, entre outros. Tudo isso pode ser utilizado junto com os recursos multimídia citados acima.
O que fazer na aplicação de provas?
Para deixar os exames pedagógicos mais acessíveis à criança com TDAH,
o aconselhável é contribuir ao máximo com o enunciado presente na folha
de papel, seja utilizando bastante desenhos gráficos ou usando palavras
que facilitem o entendimento.
Evitando as perdas
Uma criança com TDAH pode perder materiais e exercícios por
distração (esquecimento). Para evitar essas situações, incentive-a a
adotar medidas que diminuem esses aborrecimentos, colocando nomes nos
objetos e utilizando somente o que for utilizado. Para as tarefas, o uso
de uma pasta plástica é o ideal.
Anotando as tarefas
É preciso ficar atento quanto às anotações que o aluno faz em sala
de aula. Para isso, estimule-o a utilizar bloquinhos de papel, post-it,
agendas, calendários, etc.
Contando com a ajuda dos pais
As atividades pedagógicas
das crianças precisam ser acompanhadas pelos pais dos pequenos. Por
meio de observações escritas pelos professores, os responsáveis por eles
devem criar um meio de se informar sobre o rendimento do estudante. A
agenda é uma importante forma de comunicação.
Mostre ao aluno que ele é sempre capaz
Os pequenos atos são suficientes para incutir na criança o quanto
ela é útil e capaz de se superar. Todo progresso conquistado merece ser
reconhecido por meio de elogios imediatos. Isso tende a dar mais força
para o estudante.
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