ATIVIDADES DE MUSICALIZAÇÃO


TIMBRE


Abaixo, veremos alguns exemplos de atividades que utilizam a propriedade timbre:



Atividade 1:

Seguir comandos de acordo com o timbre do instrumento tocado. Quando ouvir o tambor, parar como estátua, quando ouvir o agogô correr, e quando ouvir o triângulo andar na ponta dos pés.

Objetivos Específicos: Trabalhar a marcha, alguns movimentos corporais e a concentração.




Atividade 2:

Colocar as crianças sentadas em círculo, uma sentada no centro da roda com os olhos vendados tentará reconhecer a voz de quem está falando ou cantando, acertando então o nome do colega, este então irá para o centro da roda.

Objetivos Específicos: Trabalhar a percepção auditiva, a atenção e a sociabilização.





Atividade 3:


Colocar dentro de um saco grande, instrumentos e objetos que produzam som. Manipular os objetos e os instrumentos sem serem vistos pelas crianças. Elas deverão identificar o som dos mesmos pelo seu timbre.

Objetivos Específicos: Percepção auditiva e sociabilização.



Atividade 4:

O grupo será dividido em duplas, onde a dupla escolherá um instrumento específico e fará através de expressão corporal, como é tocado este instrumento, enquanto os outros grupos tentarão identificar o instrumento e produzir o som que o mesmo faz.

Objetivos Específicos: Trabalhar a coordenação motora, a criatividade e a percepção auditiva e visual.



Atividade 5:


Ouvir diferentes sons e identificar a fonte sonora. Utilizar o CD de sons. (Baixe o Cd com vários sons).

A identificação poderá ser feita falando a fonte, ou através da indicação de figuras (sugestões de figuras a seguir).

Objetivos Específicos: A atenção, memória e discriminação auditiva.




Fonte: http://elaine-prado.blogspot.com.br







TIMBRE


Abaixo, veremos alguns exemplos de atividades que utilizam a propriedade timbre:



Atividade 1:

Seguir comandos de acordo com o timbre do instrumento tocado. Quando ouvir o tambor, parar como estátua, quando ouvir o agogô correr, e quando ouvir o triângulo andar na ponta dos pés.

Objetivos Específicos: Trabalhar a marcha, alguns movimentos corporais e a concentração.




Atividade 2:

Colocar as crianças sentadas em círculo, uma sentada no centro da roda com os olhos vendados tentará reconhecer a voz de quem está falando ou cantando, acertando então o nome do colega, este então irá para o centro da roda.

Objetivos Específicos: Trabalhar a percepção auditiva, a atenção e a sociabilização.





Atividade 3:


Colocar dentro de um saco grande, instrumentos e objetos que produzam som. Manipular os objetos e os instrumentos sem serem vistos pelas crianças. Elas deverão identificar o som dos mesmos pelo seu timbre.

Objetivos Específicos: Percepção auditiva e sociabilização.



Atividade 4:

O grupo será dividido em duplas, onde a dupla escolherá um instrumento específico e fará através de expressão corporal, como é tocado este instrumento, enquanto os outros grupos tentarão identificar o instrumento e produzir o som que o mesmo faz.

Objetivos Específicos: Trabalhar a coordenação motora, a criatividade e a percepção auditiva e visual.



Atividade 5:


Ouvir diferentes sons e identificar a fonte sonora. Utilizar o CD de sons. (Baixe o Cd com vários sons).

A identificação poderá ser feita falando a fonte, ou através da indicação de figuras (sugestões de figuras a seguir).

Objetivos Específicos: A atenção, memória e discriminação auditiva.




Fonte: http://elaine-prado.blogspot.com.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário