CIÊNCIAS - por que ensinar?
Mostrar Ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo, é a meta que se propõe para o ensino da área na escola fundamental. A apropriação de seus conceitos e procedimentos pode contribuir para o questionamento do que se vê e ouve, para a ampliação das explicações acerca dos fenômenos da natureza, para a compreensão e valoração dos modos de intervir e de utilizar seus recursos, para a compreensão dos recursos tecnologicos que realizam essas mediações, para a reflexão sobre questões éticas implícitas nas relações entre Ciencia, Sociedade e Tecnologia.
Os professores podem buscar nas teorias científicas modelos lógicos que orientem suas aulas e seus projetos, mas nunca devem pretender que a Ciência, tal como se encontra estruturada, seja objeto de ensino na escola. Descrever um modelo teórico ou experimental desconsiderando os conhecimentos prévios do aluno e limitando suas reflexões sobre as relações dele próprio com o ambiente n ão é uma estratéfia de ensino que garanta aprendizagens significativas.
É necessário que o planejamento escolar contemple situações didaticamente estruturadas, de maneira que o aluno possa levantar hipóteses e construir noções sobre os temas abordados, o que lhe possibilitará ampliar o conhecimento sobre as Ciências e acumula-lo durante sua vida escolar.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais incluem no currículo questões sociais diretamente relacionadas ao ensino de Ciências, compondo um conjunto articulado de temáticas denominado "temas transversais".
CIÊNCIAS - por que ensinar?
Mostrar Ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo, é a meta que se propõe para o ensino da área na escola fundamental. A apropriação de seus conceitos e procedimentos pode contribuir para o questionamento do que se vê e ouve, para a ampliação das explicações acerca dos fenômenos da natureza, para a compreensão e valoração dos modos de intervir e de utilizar seus recursos, para a compreensão dos recursos tecnologicos que realizam essas mediações, para a reflexão sobre questões éticas implícitas nas relações entre Ciencia, Sociedade e Tecnologia.
Os professores podem buscar nas teorias científicas modelos lógicos que orientem suas aulas e seus projetos, mas nunca devem pretender que a Ciência, tal como se encontra estruturada, seja objeto de ensino na escola. Descrever um modelo teórico ou experimental desconsiderando os conhecimentos prévios do aluno e limitando suas reflexões sobre as relações dele próprio com o ambiente n ão é uma estratéfia de ensino que garanta aprendizagens significativas.
É necessário que o planejamento escolar contemple situações didaticamente estruturadas, de maneira que o aluno possa levantar hipóteses e construir noções sobre os temas abordados, o que lhe possibilitará ampliar o conhecimento sobre as Ciências e acumula-lo durante sua vida escolar.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais incluem no currículo questões sociais diretamente relacionadas ao ensino de Ciências, compondo um conjunto articulado de temáticas denominado "temas transversais".
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