Nesta sequência didática pode-se trabalhar vários temas específicos, além do poema em si, surge diferentes ideias como: Rimas, profissões, infância, sonhos, etc.
Objetivo: Reconhecer o gênero textual "Poema/Poesia"
Duração: 1 semana
Público: Alunos do Ensino Fundamental
Para o poema/poesia podemos destacar as seguintes ações:
Sobre o texto podemos interpretar:
Atividades Sugeridas de Leitura e interpretação
1) Leitura do texto em forma de jogral.
2) Em grupo, dramatizar as ações da bailarina.
3) Imagine a bailarina do texto e desenha-a.
4) O que é preciso para alguém ser bailarina?
1) Leitura do texto em forma de jogral.
2) Em grupo, dramatizar as ações da bailarina.
3) Imagine a bailarina do texto e desenha-a.
4) O que é preciso para alguém ser bailarina?
Reflexão sobre a língua
1) Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
tão pequenina
quer ser bailarina.
As palavras destacadas “menina,pequenina e bailarina” são rimas. Rimas são palavras que terminam com o mesmo som.
2) Agora pinte da mesma cor as palavras que rimam:
ré cá menina sorri fá crianças véu lá
ré cá menina sorri fá crianças véu lá
3) Construa um acróstico com a palavra “Bailarina”:
B –
A –
I –
L –
A –
R –
I –
N –
A –
B –
A –
I –
L –
A –
R –
I –
N –
A –
4) Preencha a cruzadinha respondendo às perguntas:
(a) Qual a personagem principal do texto?
(b) O que a menina põe no cabelo?
(c) De onde caiu o véu?
(d) O que a menina também quer fazer?
(e) Qual o tamanho da menina?
(f) O que ela inclina para cá e para lá?
(a) Qual a personagem principal do texto?
(b) O que a menina põe no cabelo?
(c) De onde caiu o véu?
(d) O que a menina também quer fazer?
(e) Qual o tamanho da menina?
(f) O que ela inclina para cá e para lá?
5) Confira as palavras da cruzada com o quadro abaixo:
6) Pesquise, recorte e cole outras palavras com a letra b.
7) Todas as crianças têm sonhos
como a menina do texto que quer ser bailarina. Qual é o seu sonho? Fale
dele em forma de desenho ou texto escrito.
- Roda de conversa com os alunos sobre poema;
- Leitura de poemas em sala
- Conversa sobre profissões
- Atividades com características e finalidade do poema;
- Produções escritas de poemas;
- Varal de poesias;
- Atividades de interpretação;
- concurso de dança;
- Rima de palavras e versos;
- Pintura e colagem
Veja abaixo algumas ideias de atividades:
Texto para copiar, colar e imprimir no word.
A bailarina
Cecília Meireles
—
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
—
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.
—
Não conhece nem mi nem fá
Mas inclina o corpo para cá e para lá.
—–
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.
—-
Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
—-
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
—-
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
—-
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
Fonte: http://www.ensinandocomcarinho.com.br/
Nesta sequência didática pode-se trabalhar vários temas específicos, além do poema em si, surge diferentes ideias como: Rimas, profissões, infância, sonhos, etc.
Objetivo: Reconhecer o gênero textual "Poema/Poesia"
Duração: 1 semana
Público: Alunos do Ensino Fundamental
Para o poema/poesia podemos destacar as seguintes ações:
Sobre o texto podemos interpretar:
Atividades Sugeridas de Leitura e interpretação
1) Leitura do texto em forma de jogral.
2) Em grupo, dramatizar as ações da bailarina.
3) Imagine a bailarina do texto e desenha-a.
4) O que é preciso para alguém ser bailarina?
1) Leitura do texto em forma de jogral.
2) Em grupo, dramatizar as ações da bailarina.
3) Imagine a bailarina do texto e desenha-a.
4) O que é preciso para alguém ser bailarina?
Reflexão sobre a língua
1) Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
tão pequenina
quer ser bailarina.
As palavras destacadas “menina,pequenina e bailarina” são rimas. Rimas são palavras que terminam com o mesmo som.
2) Agora pinte da mesma cor as palavras que rimam:
ré cá menina sorri fá crianças véu lá
ré cá menina sorri fá crianças véu lá
3) Construa um acróstico com a palavra “Bailarina”:
B –
A –
I –
L –
A –
R –
I –
N –
A –
B –
A –
I –
L –
A –
R –
I –
N –
A –
4) Preencha a cruzadinha respondendo às perguntas:
(a) Qual a personagem principal do texto?
(b) O que a menina põe no cabelo?
(c) De onde caiu o véu?
(d) O que a menina também quer fazer?
(e) Qual o tamanho da menina?
(f) O que ela inclina para cá e para lá?
(a) Qual a personagem principal do texto?
(b) O que a menina põe no cabelo?
(c) De onde caiu o véu?
(d) O que a menina também quer fazer?
(e) Qual o tamanho da menina?
(f) O que ela inclina para cá e para lá?
5) Confira as palavras da cruzada com o quadro abaixo:
6) Pesquise, recorte e cole outras palavras com a letra b.
7) Todas as crianças têm sonhos
como a menina do texto que quer ser bailarina. Qual é o seu sonho? Fale
dele em forma de desenho ou texto escrito.
- Roda de conversa com os alunos sobre poema;
- Leitura de poemas em sala
- Conversa sobre profissões
- Atividades com características e finalidade do poema;
- Produções escritas de poemas;
- Varal de poesias;
- Atividades de interpretação;
- concurso de dança;
- Rima de palavras e versos;
- Pintura e colagem
Veja abaixo algumas ideias de atividades:
Texto para copiar, colar e imprimir no word.
A bailarina
Cecília Meireles
—
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
—
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.
—
Não conhece nem mi nem fá
Mas inclina o corpo para cá e para lá.
—–
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.
—-
Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
—-
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
—-
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
—-
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
Fonte: http://www.ensinandocomcarinho.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário