Jogo Mata Barata para alfabetização
Objetivos:
- Desenvolver a habilidade de realizar cálculos mentalmente;
- Associar imagens a resultados
- Resolver pequenas operações
1ª sugestão:
Espalhe as baratinhas pela sala de aula e a cada aluno entregue um
chinelinhos. Dentro de uma cestinha coloque as tarjetas feitas de
cartolinas com os resultados das operações que desejarem. Ex:
5+2=______O aluno corre para tentar matar a baratinha que contem o
resultado ( 7 ). Lembrando que nas baratinhas deverá ser colado os
resultados das operações ou seja se for trabalhado 10 operações então
deverá ter 10 resultados em 10 baratinhas.Vence quem mais resultados acertar
2ª sugestão:
Cole as baratinhas no paredão ( todas no mesmo lugar ), e espalhe
canudinhos no chão. Divida a sala em 2 grupos, avise que cada equipe ao
ver a operação deverá com os canudinhos simular o resultado antes de
correr para matar a barata na parede. Vence quem mais resultados acertar
3ª sugestão:
Espalhe as baratinhas com os resultados na mesa. Confeccione tarjetas
com objetos/imagens. Ex: 5 figuras de bolinhas, 8 figuras de pirulitos
etc. Forme duplas e entregue os chinelos, cada dupla concorrerá entre
si. Ao ver a tarjeta dos conjuntos o aluno deverá visualizar o total de
imagens e matar a baratinha correspondente a este total. Vence quem mais resultados acertar.
Simulação do jogo com grupos de professores
Molde das baratinhas e chinelos:
Fonte: http://www.ensinandocomcarinho.com.br/
Jogo Mata Barata para alfabetização
Objetivos:
- Desenvolver a habilidade de realizar cálculos mentalmente;
- Associar imagens a resultados
- Resolver pequenas operações
1ª sugestão:
Espalhe as baratinhas pela sala de aula e a cada aluno entregue um
chinelinhos. Dentro de uma cestinha coloque as tarjetas feitas de
cartolinas com os resultados das operações que desejarem. Ex:
5+2=______O aluno corre para tentar matar a baratinha que contem o
resultado ( 7 ). Lembrando que nas baratinhas deverá ser colado os
resultados das operações ou seja se for trabalhado 10 operações então
deverá ter 10 resultados em 10 baratinhas.Vence quem mais resultados acertar
2ª sugestão:
Cole as baratinhas no paredão ( todas no mesmo lugar ), e espalhe
canudinhos no chão. Divida a sala em 2 grupos, avise que cada equipe ao
ver a operação deverá com os canudinhos simular o resultado antes de
correr para matar a barata na parede. Vence quem mais resultados acertar
3ª sugestão:
Espalhe as baratinhas com os resultados na mesa. Confeccione tarjetas
com objetos/imagens. Ex: 5 figuras de bolinhas, 8 figuras de pirulitos
etc. Forme duplas e entregue os chinelos, cada dupla concorrerá entre
si. Ao ver a tarjeta dos conjuntos o aluno deverá visualizar o total de
imagens e matar a baratinha correspondente a este total. Vence quem mais resultados acertar.
Simulação do jogo com grupos de professores
Molde das baratinhas e chinelos:
Fonte: http://www.ensinandocomcarinho.com.br/
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