A aprendizagem da acentuação gráfica deve ocorrer após o aluno:
- Saber o que são sílabas átonas e tônicas;
- Ter percepção de que há uma série de palavras que têm sílaba "forte" quando se fala e que, mesmo assim, na escrita, não levam acento nessa sílaba;
- Ser capaz de identificar palavras pelo número de sílabas e pela posição da sílaba tônica, e diferenciar os ditongos dos hiatos.
Objetivos
1. Oferecer orientações que permitam ao aluno pronunciar corretamente as palavras que lê.
2. Demonstrar por que as palavras devem ser acentuadas na escrita.
3. Promover a aprendizagem paulatina das regras de acentuação.
4. Incluir as alterações decorrentes do novo Acordo Ortográfico da
Língua Portuguesa, sem se referir ao "antes" e ao "depois" do acordo.
Estratégias
1. Comparar palavras que devem ser acentuadas com outras que não devem ou não precisam ser acentuadas.
2. Fixar as regras por meio de quadros com as regras e jogo com palavras diferentes e com a brincadeira da forca.
Atividade
1. Entregue aos alunos um pequeno texto (simples, de fácil
compreensão) do qual tenham sido tirados propositalmente os acentos das
palavras. Comente as dúvidas que eles poderiam ter quanto à pronúncia de
alguma palavra desconhecida: observe com eles que a sílaba tônica
poderia estar em três posições diferentes.
Obs.: escolha (ou até mesmo produza) um trecho em que haja palavras com essa possibilidade.
2. Use um ou mais quadros com as regras de acentuação, obedecendo à
sequência: palavras oxítonas, palavras paroxítonas, palavras
proparoxítonas, acentuação dos ditongos e dos hiatos etc., deixando-o(s)
em lugar visível para os alunos. Integre o caso dos monossílabos já ou
depois.
3. Faça (ou peça aos alunos que façam) cartões, cada um com uma
palavra de cada grupo de regras, segundo a sequência acima. Misture
cartões com palavras que devem ser acentuadas com outros com palavras
que não devem. Obviamente, no caso das proparoxítonas, todas elas
acabarão sendo acentuadas durante o jogo.
4. Mostre aos alunos um cartão por vez e peça que identifiquem a
posição da sílaba tônica na palavra (de mais de uma sílaba) e demonstre
que só isso não será suficiente para acentuar ou não a palavra. Peça que
identifiquem a terminação da palavra. Aos poucos, faça-os trabalhar com
as duas variáveis: identificação da sílaba tônica + terminação da
palavra, conferindo a seguir com a regra no quadro.
5. Faça o jogo da forca.
Comentário
Há uma maneira bem fácil de os alunos identificarem a posição da sílaba tônica:
dividir as palavras em sílabas
numerar de 1 a 3 as sílabas a partir do final da palavra e concluir:
sílaba tônica nº 1 = palavra oxítona
sílaba tônica nº 2 = palavra paroxítona
sílaba tônica nº 3 = palavra proparoxítona
Exemplo:
Esse método funciona porque não há palavras (com duas ou mais
sílabas) na língua portuguesa cuja sílaba tônica ocupe posição além da
sílaba nº 3 (considerando-se sempre a numeração a partir do final da
palavra).
FONTE: http://blog-de-aprendizagem.blogspot.com.br/search/label/Gram%C3%A1tica
A aprendizagem da acentuação gráfica deve ocorrer após o aluno:
- Saber o que são sílabas átonas e tônicas;
- Ter percepção de que há uma série de palavras que têm sílaba "forte" quando se fala e que, mesmo assim, na escrita, não levam acento nessa sílaba;
- Ser capaz de identificar palavras pelo número de sílabas e pela posição da sílaba tônica, e diferenciar os ditongos dos hiatos.
Objetivos
1. Oferecer orientações que permitam ao aluno pronunciar corretamente as palavras que lê.
2. Demonstrar por que as palavras devem ser acentuadas na escrita.
3. Promover a aprendizagem paulatina das regras de acentuação.
4. Incluir as alterações decorrentes do novo Acordo Ortográfico da
Língua Portuguesa, sem se referir ao "antes" e ao "depois" do acordo.
Estratégias
1. Comparar palavras que devem ser acentuadas com outras que não devem ou não precisam ser acentuadas.
2. Fixar as regras por meio de quadros com as regras e jogo com palavras diferentes e com a brincadeira da forca.
Atividade
1. Entregue aos alunos um pequeno texto (simples, de fácil
compreensão) do qual tenham sido tirados propositalmente os acentos das
palavras. Comente as dúvidas que eles poderiam ter quanto à pronúncia de
alguma palavra desconhecida: observe com eles que a sílaba tônica
poderia estar em três posições diferentes.
Obs.: escolha (ou até mesmo produza) um trecho em que haja palavras com essa possibilidade.
2. Use um ou mais quadros com as regras de acentuação, obedecendo à
sequência: palavras oxítonas, palavras paroxítonas, palavras
proparoxítonas, acentuação dos ditongos e dos hiatos etc., deixando-o(s)
em lugar visível para os alunos. Integre o caso dos monossílabos já ou
depois.
3. Faça (ou peça aos alunos que façam) cartões, cada um com uma
palavra de cada grupo de regras, segundo a sequência acima. Misture
cartões com palavras que devem ser acentuadas com outros com palavras
que não devem. Obviamente, no caso das proparoxítonas, todas elas
acabarão sendo acentuadas durante o jogo.
4. Mostre aos alunos um cartão por vez e peça que identifiquem a
posição da sílaba tônica na palavra (de mais de uma sílaba) e demonstre
que só isso não será suficiente para acentuar ou não a palavra. Peça que
identifiquem a terminação da palavra. Aos poucos, faça-os trabalhar com
as duas variáveis: identificação da sílaba tônica + terminação da
palavra, conferindo a seguir com a regra no quadro.
5. Faça o jogo da forca.
Comentário
Há uma maneira bem fácil de os alunos identificarem a posição da sílaba tônica:
dividir as palavras em sílabas
numerar de 1 a 3 as sílabas a partir do final da palavra e concluir:
sílaba tônica nº 1 = palavra oxítona
sílaba tônica nº 2 = palavra paroxítona
sílaba tônica nº 3 = palavra proparoxítona
Exemplo:
Esse método funciona porque não há palavras (com duas ou mais
sílabas) na língua portuguesa cuja sílaba tônica ocupe posição além da
sílaba nº 3 (considerando-se sempre a numeração a partir do final da
palavra).
FONTE: http://blog-de-aprendizagem.blogspot.com.br/search/label/Gram%C3%A1tica
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