TRABALHO EM GRUPO
Grupo é o conjunto de duas ou mais pessoas em situação de integração e agindo em função de um objetivo comum.
Em termos didáticos, os principais objetivos do trabalho de equipe são:
a) facilitar a construção do conhecimento;
b) permitir a troca de idéias e opiniões;
c) possibilitar a prática da cooperação para conseguir um fim comum.
Ao participar dessa troca de experiências possibilitada pelo trabalho em equipe, o índividuo precisa organizar seu pensamento a fim de exprimir suas idéias de forma a serem compreendidas por todos. Na dinâmica do trabalho em grupo, o aluno fala, ouve os companheiros, analisa, sintetiza e expõe idéias e opiniões, questiona, argumenta, justifica, avalia.
Portanto, o trabalho de grupo, contribui para o desenvolvimento das estruturas mentais do indivíduo, mobilizando seus esquemas operatórios de pensamento. Além de contribuir para o desenvolvimento dos esquemas cognitivos, o trabalho em equipe também favorece a formação de certos hábitos e atitudes de convívio social como:
Þ cooperar e unir esforços para que o objetivo comum seja atingido;
Þ planejar, em conjunto, as etapas de um trabalho;
Þ dividir tarefas e atribuições, tendo em vista a participação de todos;
Þ expor idéias e opiniões sucinta e objetivamente, de forma a serem compreendidas;
Þ aceitar e fazer crítica construtiva;
Þ respeitar a opinião alheia;
Þ acatar a decisão quando for resolvido que prevalecerá a opinião da maioria.
Ao utilizar o trabalho em grupo na sala de aula, o professor precisa se conscientizar que não está apenas aplicando mais um recurso didático para a construção do conhecimento, mas está lançando mão de um poderoso instrumento formador de hábitos de estudo e atitudes sociais.
Sugestões para a realização do trabalho em grupo em sala de aula:
a) Como formar equipes
As equipes podem constituir-se aleatoriamente: os participantes agrupados por proximidade física, isto é, os que estão sentados próximos uns dos outros se reúnem formando uma equipe.
Outras vezes, as equipes podem ser formadas livres e espontaneamente, levando-se em conta as preferências pessoais.
b) Como orientar os participantes
Comportamentos necessários para o bom desempenho de cada membro dentro do grupo como um todo. Estabeleça, em conjunto com os alunos, normas de conduta e padrões de trabalho.
Além disso, defina claramente os objetivos a serem atingidos com o trabalho em grupo, e explique de forma objetiva os procedimentos da técnica de dinâmica de grupo adotada.
Curso de Didática Geral
Regina Célia Cazaux Haidt
ABAIXO O TRABALHO EM GRUPO DA MINHA TURMINHA DO 4° ANO SOBRE LUIZ GONZAGA, ELES PESQUISARAM E CONFECCIONARAM EM GRUPO OS CARTAZES SOBRE LUIZ GONZAGA, FOI UMA TARDE MUITO PROVEITOSA E CRIATIVA, DESCOBRIMOS ATÉ DESENHISTA NA NOSSA SALA... DESEJO MUITO SUCESSO PARA TODOS ELES. VAMOS AGORA APRECIAR.
TRABALHO EM GRUPO
Grupo é o conjunto de duas ou mais pessoas em situação de integração e agindo em função de um objetivo comum.
Em termos didáticos, os principais objetivos do trabalho de equipe são:
a) facilitar a construção do conhecimento;
b) permitir a troca de idéias e opiniões;
c) possibilitar a prática da cooperação para conseguir um fim comum.
Ao participar dessa troca de experiências possibilitada pelo trabalho em equipe, o índividuo precisa organizar seu pensamento a fim de exprimir suas idéias de forma a serem compreendidas por todos. Na dinâmica do trabalho em grupo, o aluno fala, ouve os companheiros, analisa, sintetiza e expõe idéias e opiniões, questiona, argumenta, justifica, avalia.
Portanto, o trabalho de grupo, contribui para o desenvolvimento das estruturas mentais do indivíduo, mobilizando seus esquemas operatórios de pensamento. Além de contribuir para o desenvolvimento dos esquemas cognitivos, o trabalho em equipe também favorece a formação de certos hábitos e atitudes de convívio social como:
Þ cooperar e unir esforços para que o objetivo comum seja atingido;
Þ planejar, em conjunto, as etapas de um trabalho;
Þ dividir tarefas e atribuições, tendo em vista a participação de todos;
Þ expor idéias e opiniões sucinta e objetivamente, de forma a serem compreendidas;
Þ aceitar e fazer crítica construtiva;
Þ respeitar a opinião alheia;
Þ acatar a decisão quando for resolvido que prevalecerá a opinião da maioria.
Ao utilizar o trabalho em grupo na sala de aula, o professor precisa se conscientizar que não está apenas aplicando mais um recurso didático para a construção do conhecimento, mas está lançando mão de um poderoso instrumento formador de hábitos de estudo e atitudes sociais.
Sugestões para a realização do trabalho em grupo em sala de aula:
a) Como formar equipes
As equipes podem constituir-se aleatoriamente: os participantes agrupados por proximidade física, isto é, os que estão sentados próximos uns dos outros se reúnem formando uma equipe.
Outras vezes, as equipes podem ser formadas livres e espontaneamente, levando-se em conta as preferências pessoais.
b) Como orientar os participantes
Comportamentos necessários para o bom desempenho de cada membro dentro do grupo como um todo. Estabeleça, em conjunto com os alunos, normas de conduta e padrões de trabalho.
Além disso, defina claramente os objetivos a serem atingidos com o trabalho em grupo, e explique de forma objetiva os procedimentos da técnica de dinâmica de grupo adotada.
Curso de Didática Geral
Regina Célia Cazaux Haidt
ABAIXO O TRABALHO EM GRUPO DA MINHA TURMINHA DO 4° ANO SOBRE LUIZ GONZAGA, ELES PESQUISARAM E CONFECCIONARAM EM GRUPO OS CARTAZES SOBRE LUIZ GONZAGA, FOI UMA TARDE MUITO PROVEITOSA E CRIATIVA, DESCOBRIMOS ATÉ DESENHISTA NA NOSSA SALA... DESEJO MUITO SUCESSO PARA TODOS ELES. VAMOS AGORA APRECIAR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário