Educador: Escreva no quadro 10 números que possam ser divididos por oito e peça aos alunos que coloquem os quocientes nos espaços acima.
Brincando de Dividir.
Resolva as divisões e ligue ao seu quociente.
Caminho dos Fatos.
Ajude a borboleta a pousar nas flores, resolvendo as operações que estão no caminho.
Caça-Divisões.
Resolva as divisões e procure os resultados no caça-palavras abaixo.
Caça-Resultados.
Resolva as operações e procure os resultados no quadro abaixo.
Craque na Divisão.
A professora Inês quer repartir 66 palitos entre 3 equipes.
Veja como ela representou essa situação no quadro e responda:
a) quantas dezenas de palitos ela tinha?
b) quantos palitos sobraram?
c) quantos palitos recebeu cada equipe?
Agora crie a sua história matemática no caderno baseando-se no número de palitos e equipes abaixo, não se esquecendo de fazer a operação.
a)entre 2 equipes.
b) entre 4 equipes.
Uma carruagem está sendo puxada por 8 cavalos, se um cavalo olhar para trás, vai contar quantos?
Craque nos Fatos!
Educador: Faça fichas com operações de divisão, fixe-as no quadro e peça aos alunos que resolvam colocando os resultados acima.
Cruzando Divisões Exatas!
A divisão é exata quando não existe resto.
Cruzando os Fatos.
Faça as divisões abaixo e encaixe os resultados na cruzadinha.
Decifrando Códigos.
Troque os símbolos por números e descubra a divisão.
Havia 20 vacas no curral. Todas deram uma cria numa noite. Amanheceram 21 bezerros e nenhuma teve 2. Por quê?
Desafio.
Cinco amigos foram à loja do Senhor Pedro comprar balas para distribuir numa creche. Siga as dicas e descubra os nomes das crianças e o número de balas que cada uma comprou.
1- Carina comprou o número de balas de Lucas, menos 3 dezenas.
2- Leandro comprou o número de balas de Amanda, mais a quarta parte das balas de Carina.
3- Amanda comprou a metade das balas de Paulo, mais 3 dezenas.
4- Paulo comprou o número de balas de Lucas, mais a terça parte das balas de Carina.
5- Amanda está de cabelo preso e perto de Paulo.
6- Lucas usa boné e comprou meio cento de balas, mais 4 dezenas.
Desafio.
Complete o quadro abaixo com os números de 1 a 9, de modo que qualquer direção (vertical, horizontal, diagonal) que se some o resultado obtido tenha sempre o mesmo valor.
Desafio.
O professor fez um campeonato de fatos da divisão.
Seguindo as dicas, descubra os fatos e os nomes desses alunos que participaram do campeonato e escreva-os.
1- Sula não deu o resultado de 45: 9
2- Luna sabe que Beto errou o resultado de 63:7, que Tati deveria dar.
3- Ian acertou o resultado.
4- Todos ouviram Luna dizer o resultado de 21:7.
5- O resultado que Sula deu x 7= 56
6- O resultado de Beto x 8= 32
Descubra o quociente.
Resolva as divisões e encaixe os quocientes na cruzadinha abaixo.
Descubra se puder!
Ache o termo desconhecido, trocando os desenhos pelos números, conforme modelo.
Coloque V se for verdadeiro e F se for falso.
Dividindo.
Verticais e horizontais.
Dividindo legal
Vamos fazer de acordo com o modelo.
Faça as divisões e complete com > (maior), < (menor) ou = (igual)
Dividindo.
Distribua igualmente os lápis nos estojos e resolva as divisões.
O que é que tem 8 letras tirando a metade ainda ficam 8?
Divisão Inexata.
Quando existe resto a divisão é inexata.
Troque os símbolos por números e resolva as divisões.
Fracionando.
1- A quarta parte de 48.
2- A metade de 60.
3- A quarta parte de 32.
4- A terça parte de 27.
5- A metade de 26.
6- A terça parte de 21.
7- A metade de 42.
8- A terça parte de 90.
Divisão.
Circule as figuras que foram divididas em duas partes iguais e depois pinte cada metade dessas figuras com uma cor diferente.
Olho Vivo.
Observe os conjuntos e circule o que se pede.
a) A terça parte dos morangos.
b) A metade dos picolés.
c) Um quarto das bolas.
d) A metade das abóboras.
e) A quarta parte das borboletas.
f) A terça parte dos cachorrinhos.
Operações divertidas.
Faça as operações seguindo as setas.
Pegadinha Matemática.
Alessandra encomendou 72 salgadinhos e convidou 7 amiguinhos para o seu aniversário. Quantos salgadinhos cada criança comeu?
Cristiano vai receber 17 pessoas na sua casa e quer oferecer um copo de refrigerante para cada uma. Ele sabe que cada garrafa serve 6 copos. Quantas garrafas Cristiano terá de comprar?
Pintando os resultados.
Resolva os fatos e pinte os resultados corretos.
Problematizando.
- Vovó Lia colheu 36 flores. Resolveu arrumá-las em 6 vasos. Quantas flores vovó colocou em cada vaso?
- Um feirante colocou 72 maçãs em 9 caixas. Quantas maçãs colocou em cada caixa?
- Davi tem 28 soldadinhos e quer 2 filas com a mesma quantidade de soldadinhos. Quantos soldadinhos haverá em cada fila?
Trocando as bolas.
Para sabermos se a divisão está correta, aplicamos a operação inversa: a multiplicação.
Na divisão inexata, multiplicamos o quociente pelo divisor e somamos o resto ao produto. Encontramos o dividendo.
Quebra-Cuca.
- No recreio da escola, para jogar basquete, 15 meninos se dividiram em 3 equipes com o mesmo número de jogadores. Quantos meninos ficarão em cada equipe?
- Um mecânico foi a uma loja e comprou 48 peças, que foram distribuídas igualmente em 6 embalagens. Quantas peças foram colocadas em cada embalagem?
- O pasteleiro deve colocar 63 pastéis em cada um dos 7 saquinhos que estão sobre o balcão. Quantos pastéis ele terá de colocar em cada saquinho?
Qual é o dobro da metade de dois?
O termo desconhecido.
Para encontrar o valor do termo desconhecido, aplicamos a operação inversa.
Para a adição aplicamos a subtração.
Para a subtração, aplicamos a adição.
Para a multiplicação, aplicamos a divisão.
Para divisão, aplicamos a multiplicação.
Educador: Escreva no quadro 10 números que possam ser divididos por oito e peça aos alunos que coloquem os quocientes nos espaços acima.
Brincando de Dividir.
Resolva as divisões e ligue ao seu quociente.
Caminho dos Fatos.
Ajude a borboleta a pousar nas flores, resolvendo as operações que estão no caminho.
Caça-Divisões.
Resolva as divisões e procure os resultados no caça-palavras abaixo.
Caça-Resultados.
Resolva as operações e procure os resultados no quadro abaixo.
Craque na Divisão.
A professora Inês quer repartir 66 palitos entre 3 equipes.
Veja como ela representou essa situação no quadro e responda:
a) quantas dezenas de palitos ela tinha?
b) quantos palitos sobraram?
c) quantos palitos recebeu cada equipe?
Agora crie a sua história matemática no caderno baseando-se no número de palitos e equipes abaixo, não se esquecendo de fazer a operação.
a)entre 2 equipes.
b) entre 4 equipes.
Uma carruagem está sendo puxada por 8 cavalos, se um cavalo olhar para trás, vai contar quantos?
Craque nos Fatos!
Educador: Faça fichas com operações de divisão, fixe-as no quadro e peça aos alunos que resolvam colocando os resultados acima.
Cruzando Divisões Exatas!
A divisão é exata quando não existe resto.
Cruzando os Fatos.
Faça as divisões abaixo e encaixe os resultados na cruzadinha.
Decifrando Códigos.
Troque os símbolos por números e descubra a divisão.
Havia 20 vacas no curral. Todas deram uma cria numa noite. Amanheceram 21 bezerros e nenhuma teve 2. Por quê?
Desafio.
Cinco amigos foram à loja do Senhor Pedro comprar balas para distribuir numa creche. Siga as dicas e descubra os nomes das crianças e o número de balas que cada uma comprou.
1- Carina comprou o número de balas de Lucas, menos 3 dezenas.
2- Leandro comprou o número de balas de Amanda, mais a quarta parte das balas de Carina.
3- Amanda comprou a metade das balas de Paulo, mais 3 dezenas.
4- Paulo comprou o número de balas de Lucas, mais a terça parte das balas de Carina.
5- Amanda está de cabelo preso e perto de Paulo.
6- Lucas usa boné e comprou meio cento de balas, mais 4 dezenas.
Desafio.
Complete o quadro abaixo com os números de 1 a 9, de modo que qualquer direção (vertical, horizontal, diagonal) que se some o resultado obtido tenha sempre o mesmo valor.
Desafio.
O professor fez um campeonato de fatos da divisão.
Seguindo as dicas, descubra os fatos e os nomes desses alunos que participaram do campeonato e escreva-os.
1- Sula não deu o resultado de 45: 9
2- Luna sabe que Beto errou o resultado de 63:7, que Tati deveria dar.
3- Ian acertou o resultado.
4- Todos ouviram Luna dizer o resultado de 21:7.
5- O resultado que Sula deu x 7= 56
6- O resultado de Beto x 8= 32
Descubra o quociente.
Resolva as divisões e encaixe os quocientes na cruzadinha abaixo.
Descubra se puder!
Ache o termo desconhecido, trocando os desenhos pelos números, conforme modelo.
Coloque V se for verdadeiro e F se for falso.
Dividindo.
Verticais e horizontais.
Dividindo legal
Vamos fazer de acordo com o modelo.
Faça as divisões e complete com > (maior), < (menor) ou = (igual)
Dividindo.
Distribua igualmente os lápis nos estojos e resolva as divisões.
O que é que tem 8 letras tirando a metade ainda ficam 8?
Divisão Inexata.
Quando existe resto a divisão é inexata.
Troque os símbolos por números e resolva as divisões.
Fracionando.
1- A quarta parte de 48.
2- A metade de 60.
3- A quarta parte de 32.
4- A terça parte de 27.
5- A metade de 26.
6- A terça parte de 21.
7- A metade de 42.
8- A terça parte de 90.
Divisão.
Circule as figuras que foram divididas em duas partes iguais e depois pinte cada metade dessas figuras com uma cor diferente.
Olho Vivo.
Observe os conjuntos e circule o que se pede.
a) A terça parte dos morangos.
b) A metade dos picolés.
c) Um quarto das bolas.
d) A metade das abóboras.
e) A quarta parte das borboletas.
f) A terça parte dos cachorrinhos.
Operações divertidas.
Faça as operações seguindo as setas.
Pegadinha Matemática.
Alessandra encomendou 72 salgadinhos e convidou 7 amiguinhos para o seu aniversário. Quantos salgadinhos cada criança comeu?
Cristiano vai receber 17 pessoas na sua casa e quer oferecer um copo de refrigerante para cada uma. Ele sabe que cada garrafa serve 6 copos. Quantas garrafas Cristiano terá de comprar?
Pintando os resultados.
Resolva os fatos e pinte os resultados corretos.
Problematizando.
- Vovó Lia colheu 36 flores. Resolveu arrumá-las em 6 vasos. Quantas flores vovó colocou em cada vaso?
- Um feirante colocou 72 maçãs em 9 caixas. Quantas maçãs colocou em cada caixa?
- Davi tem 28 soldadinhos e quer 2 filas com a mesma quantidade de soldadinhos. Quantos soldadinhos haverá em cada fila?
Trocando as bolas.
Para sabermos se a divisão está correta, aplicamos a operação inversa: a multiplicação.
Na divisão inexata, multiplicamos o quociente pelo divisor e somamos o resto ao produto. Encontramos o dividendo.
Quebra-Cuca.
- No recreio da escola, para jogar basquete, 15 meninos se dividiram em 3 equipes com o mesmo número de jogadores. Quantos meninos ficarão em cada equipe?
- Um mecânico foi a uma loja e comprou 48 peças, que foram distribuídas igualmente em 6 embalagens. Quantas peças foram colocadas em cada embalagem?
- O pasteleiro deve colocar 63 pastéis em cada um dos 7 saquinhos que estão sobre o balcão. Quantos pastéis ele terá de colocar em cada saquinho?
Qual é o dobro da metade de dois?
O termo desconhecido.
Para encontrar o valor do termo desconhecido, aplicamos a operação inversa.
Para a adição aplicamos a subtração.
Para a subtração, aplicamos a adição.
Para a multiplicação, aplicamos a divisão.
Para divisão, aplicamos a multiplicação.
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