A Família no Ministério Infantil








Todos os seus filhos serão ensinados pelo Senhor, e grande será a paz de suas crianças.
(Isaías 54:13)





A postagem de hoje foi feita especialmente para a Vanessa da Igreja Quadrangular em Caxias do Sul!!!
Que está com uma bela iniciativa: Programar  no Ministério Infantil uma
Tarde com a família!
Deixo aqui algumas sugestões para a Vanessa e para todos vocês que também acompanham o Blog tiasdaescolinha:

Convite!
Não se esqueça de pedir aos pais para irem com roupas confortáveis!



Dinâmica para os Pais!

Esta dinâmica serve para descontrair e deixar os pais mais envolvidos e participativos na reunião. Por isso deve ser feita logo no início da reunião.

      Entregar uma bexiga para cada responsável e pedir para que encham pensando em seu filhos.  Logo em seguida pedimos para que joguem a bexiga para cima sem deixá-la cair e chamamos uma mãe voluntária para nos ajudar na dinâmica. Pede-se a essa mãe  que toque  nas outras mães e a medida que ela vai tocando as mamães vão sentando nos seus lugares, deixando suas bexigas no ar. Enquanto isso você  ajuda as mães a não deixarem seus balões caírem. No final ficará apenas você  e a mãe voluntária  tentando deixar as bexigas no ar e os pais sentados olhando.

     Apenas duas pessoas não conseguirão deixar todas as  bexigas no ar.!A maioria vai cair no chão. O que podemos refletir com essa dinâmica é que se nós não tivermos o apoio dos pais, ficará difícil realizar o trabalho sozinha. No início da dinâmica estava tudo organizado e funcionando direitinho pois todos estavam participando e ajudando. Com isso nós podemos orientá-los a participarem na formação cristã de seus filhos, motivando-os a irem a igreja, participando das reuniões, tendo interesse em conversar com seu filho e saber o que ele está aprendendo na igreja entre outros assuntos.

      Assim como achamos importante a formação da escola, assim como ensinamos os filhos para a sociedade, assim como buscamos cursinhos preparatórios, cursinhos de inglês, espanhol, informática, esporte, balé etc. Não podemos esquecer de forma alguma a formação espiritual! Pois essa é tão importante ou até mais importante do que todas as outras. Hoje as crianças estão vivendo num mundo cada vez mais recheado de informações, onde existe uma distorção de valores e princípios. Se não educarmos as crianças hoje, podemos sofrer mais tarde!
Apresentação de uma embalagem bem bonita representando um presente.
Hoje eu trouxe um presente! Quem gosta de presente aí?”
Falar acerca dos inúmeros presentes que alguém pode receber.
Quem quer ganhar o presente que eu trouxe? Este presente é muito especial porque veio diretamente de Deus. Alguém aí já recebeu um presente de Deus? Deus tem muitos presentes para nos dar, mas tem gente que prefere não receber se afastando de Deus.
Sabe quais foram as primeiras pessoas que preferiram abrir mão do que Deus tinha para dar?”
Neste momento falar rapidamente sobre Adão.
 
 Descobrindo qual é o presente:

O que tem dentro deste presente?

Sementes! Sabe o que estas sementes representam? Nossa família!!!

Todo mundo aqui tem uma família? O que é família?

Família: grupo de pessoas com ancestrais comuns ou ligados por laços afetivos. Constituída por aqueles que fazem parte de um convívio. Família é um presente de Deus!
Mas, o que a família tem a ver com estas sementes?
É que a família nos é dada como uma semente que necessita de cuidados constantes.
No que esta semente vai se transformar?
Isto mesmo! Numa planta!
Qual planta? Existem muitas não é verdade?
A primeira coisa que aprendemos é que cada família é de um jeito próprio. Cada família é um mundo à parte, com propostas e jeitos próprios e que não se repetem”.
A planta também purifica, renova o ar.
Família gera virtudes humanas. É preciso salvar as famílias se queremos uma vida mais saudável e equilibrada.
 A planta
Bom, voltemos à semente: ela não pode ser semente pelo resto da vida. Para crescer e se transformar numa linda planta, ela precisa de alguns cuidados:
1) Devemos colocá-la numa boa terra: Deus nos plantou neste mundo que não é tão bom assim. Mas Deus nos faz uma promessa:
Abrirei rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em tanques de águas, e a terra seca em mananciais. Plantarei no deserto o cedro, a acácia, a murta, e a oliveira; e porei no ermo juntamente a faia, o olmeiro e o buxo; para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do Senhor fez isso,
e o Santo de Israel o criou. Isaías 41:18-20
2) Ela precisa de água:
Neste momento, apresentar um grande regador confeccionado em papel cartão ou algum outro material à sua escolha. Dentro deste regador coloque várias gotinhas desenhadas. Cada gotinha receberá uma palavra escrita nela. Estas palavras representam alguma coisa que a família precisa receber para crescer forte e feliz.
Algumas sugestões:
  • Tempo
  • Paciência
  • Verdade
  • Sabedoria
  • Amor
 
 
Quebra-gelo: Vamos entender melhor este ensinamento?
Entregue um balde a algum irmão e peça a ele para enche com água. No entanto, combine com ele para, ao invés de encher com água, colocar os papeizinhos picados que estão no saquinho que você já preparou. Simule que regará As crianças com a água, jogando o conteúdo do balde (papel picado). Elas levarão o maior susto!!!!
Deus também quer te surpreender!
4) O Funcionamento da Planta:
Agora que nossa planta cresceu eu faço uma pergunta:
Vocês já viram uma planta sair por aí andando?
Bom dia, senhor Bambu!” “Olá, dona Mangueira?”. Imagine você tentando comer um alface e ele fugindo do seu prato?
Claro que não! As plantas foram criadas por Deus e o próprio Deus deu a elas uma forma certa de funcionar.
Se as plantas têm uma forma de funcionar, Deus tem um padrão para o funcionamento das famílias também. Tem um MANUAL DE FUNCIONAMENTO.
Este manual traz segredos para a felicidade e os papéis de cada membro da família. Quem sabe qual é o nome deste manual?
Muito bem! A Bíblia!!!
Vocês têm buscado a Palavra de Deus para suas vidas e sua família?
Vamos ver:
Dinâmica: Procurando Jesus
Pais ajudando os filhos nesta tarefa

Chame uma criança (ou várias) e diga a elas que você escondeu na igreja ou espaço disponível um envelope parecido com este (mostre um). Este envelope representa A palavra de Deus, quem encontrá-la terá muita paz e alegria, além do direito de, um dia, morar no céu.
As crianças começam a procurar o envelope e, é claro, que não encontram.

Por que as crianças não encontram?

Porque sozinhas não conseguem, é muito difícil.
Chame um adulto da Igreja, pai ou mãe de uma das crianças que estão participando da dinâmica.
Você já deve ter combinado com ele, anteriormente, onde colocaria o envelope.
Peça a este adulto que segure a mão de seu filho e procure o envelope.
Obviamente, ele vai até o local que você disse e pegará o envelope. Agradeça e peça a todos para se sentarem.
 que você quer dizer com esta dinâmica?

Os filhos precisam da ajuda dos pais para encontrarem e viverem a Palavra de Deus... ajude seu filho nesta tarefa, guiando-o no caminho certo, orientando-o a não se desviar e nem perder o foco da salvação.

Não basta entregá-lo ao pastor, à professora da EBD ou aos dirigentes do Grupo Infantil. A Palavra deve ser vivida diariamente no lar e ser ensinada primeiramente pelos pais através do exemplo e nas inúmeras situações do cotidiano.

E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 
e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa 
e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar -te”. Dt 6:6-7
Para pensar:
Os pais precisam abraçar, participar, se envolver nas atividades
 do ministério infantil de sua igreja, pois a desatenção dos pais em relação
 à vida espiritual do seu filho vem abrindo brechas para ação de satanás.
 
A Igreja precisa valorizar e investir na estrutura da igreja para receber
as crianças e também em seus líderes e professores e rever seus conceitos e 
             valores em relação ao ministério infantil que é tão especial e fundamental 
             para a Igreja de Cristo, pois fazendo uma reflexão, é mais fácil “construir”
 uma criança nos caminhos do Senhor do que “reformar” um adulto.
 
Dra. Liana Cristina M. Carneiro Costa
Líder do Ministério Infantil da Comunidade Reviver em Cristo em Divinópolis (MG)
APRENDENDO COM OS PÁSSAROS
Você já viu um passarinho dormindo em uma arvore ou num fio?
Como é que ele consegue ficar ali sem cair?
O segredo está nos tendões das pernas do passarinho. Eles são construídos de forma que, quando o joelho está dobrado, o pezinho segura firmemente qualquer coisa. Os pés não irão soltar o galho até que ele desdobre o joelho para voar. O joelho dobrado é o que dá ao passarinho a força para segurar qualquer coisa. É uma maravilha, não é?
Que desenho incrível que o Criador fez para segurar o passarinho! Mas, não é tão diferente em nós. Quando nosso "galho" na vida fica precário, quando tudo está ameaçado de cair, a maior segurança, a maior estabilidade nos vem de um joelho dobrado, dobrado em oração. Se você algumas vezes, vê seu filho indo por um caminho que você sabe que irá trazer dor, e com suas palavras, atitudes não consegue livrá-lo do engano, então, dobre seus joelhos em oração ao Criador, pois quando dobramos nossos joelhos, nos colocamos na posição de total dependência do Deus, e Ele então tem poder total para agir em favor de nós, e responder nosso clamor. Dobramos nossos joelhos diante de Deus para que nossos filhos fiquem de pé diante das adversidades, pois Deus tem contado com nosso clamor!

Brincando:
Uma brincadeira que pode ser feita com os pais é o jogo da velha bíblico. Cada responsável recebe metade de uma folha de sulfite, peça para desenharem as linhas do jogo da velha (leve um de modelo) e no meio todos deverão escrever a palavra BÌBLIA
Depois, em cada espaço vazio deverão escrever o nome de um livro da Bíblia (pode ser do A.T ou N.T). Quando todos terminarem, você que deverá ter uma caixa ou sacolinha com todos os nomes dos livros da bíblia dentro, começa a tirar e dizer: Isaías (por exemplo) aqueles que tiverem com o nome Isaías na folha devem fazer um X. Ganhará que marcar todos os livros da folha primeiro! Providencie alguns prêmios como caixa de bombom ou livro para pais.
 
 Interação com os Filhos!
Neste momento de interação, peça para que as crianças se sentem no chão na frente de seus pais. Elas serão as "massinhas de modelar". Os pais vão se abaixar e mexer nessa "massinha", apertar a "massinha", modelar a "massinha" (o toque é fundamental nos relacionamentos, essa brincadeira estimula o carinho, o cuidado).
Depois que os pais mexeram bastante na "massinha", será a hora de inverter, os pais serão as "massinhas" e os filhos vão amassar, apertar....
No final, poderá tocar uma música ou o trecho dela e os pais abraçados com seus filhos ouvem e esse pode ser o encerramento com uma oração especial pelas famílias que alí estiverem.


Fonte: http://tiasdaescolinha.blogspot.com.br/








Todos os seus filhos serão ensinados pelo Senhor, e grande será a paz de suas crianças.
(Isaías 54:13)





A postagem de hoje foi feita especialmente para a Vanessa da Igreja Quadrangular em Caxias do Sul!!!
Que está com uma bela iniciativa: Programar  no Ministério Infantil uma
Tarde com a família!
Deixo aqui algumas sugestões para a Vanessa e para todos vocês que também acompanham o Blog tiasdaescolinha:

Convite!
Não se esqueça de pedir aos pais para irem com roupas confortáveis!



Dinâmica para os Pais!

Esta dinâmica serve para descontrair e deixar os pais mais envolvidos e participativos na reunião. Por isso deve ser feita logo no início da reunião.

      Entregar uma bexiga para cada responsável e pedir para que encham pensando em seu filhos.  Logo em seguida pedimos para que joguem a bexiga para cima sem deixá-la cair e chamamos uma mãe voluntária para nos ajudar na dinâmica. Pede-se a essa mãe  que toque  nas outras mães e a medida que ela vai tocando as mamães vão sentando nos seus lugares, deixando suas bexigas no ar. Enquanto isso você  ajuda as mães a não deixarem seus balões caírem. No final ficará apenas você  e a mãe voluntária  tentando deixar as bexigas no ar e os pais sentados olhando.

     Apenas duas pessoas não conseguirão deixar todas as  bexigas no ar.!A maioria vai cair no chão. O que podemos refletir com essa dinâmica é que se nós não tivermos o apoio dos pais, ficará difícil realizar o trabalho sozinha. No início da dinâmica estava tudo organizado e funcionando direitinho pois todos estavam participando e ajudando. Com isso nós podemos orientá-los a participarem na formação cristã de seus filhos, motivando-os a irem a igreja, participando das reuniões, tendo interesse em conversar com seu filho e saber o que ele está aprendendo na igreja entre outros assuntos.

      Assim como achamos importante a formação da escola, assim como ensinamos os filhos para a sociedade, assim como buscamos cursinhos preparatórios, cursinhos de inglês, espanhol, informática, esporte, balé etc. Não podemos esquecer de forma alguma a formação espiritual! Pois essa é tão importante ou até mais importante do que todas as outras. Hoje as crianças estão vivendo num mundo cada vez mais recheado de informações, onde existe uma distorção de valores e princípios. Se não educarmos as crianças hoje, podemos sofrer mais tarde!
Apresentação de uma embalagem bem bonita representando um presente.
Hoje eu trouxe um presente! Quem gosta de presente aí?”
Falar acerca dos inúmeros presentes que alguém pode receber.
Quem quer ganhar o presente que eu trouxe? Este presente é muito especial porque veio diretamente de Deus. Alguém aí já recebeu um presente de Deus? Deus tem muitos presentes para nos dar, mas tem gente que prefere não receber se afastando de Deus.
Sabe quais foram as primeiras pessoas que preferiram abrir mão do que Deus tinha para dar?”
Neste momento falar rapidamente sobre Adão.
 
 Descobrindo qual é o presente:

O que tem dentro deste presente?

Sementes! Sabe o que estas sementes representam? Nossa família!!!

Todo mundo aqui tem uma família? O que é família?

Família: grupo de pessoas com ancestrais comuns ou ligados por laços afetivos. Constituída por aqueles que fazem parte de um convívio. Família é um presente de Deus!
Mas, o que a família tem a ver com estas sementes?
É que a família nos é dada como uma semente que necessita de cuidados constantes.
No que esta semente vai se transformar?
Isto mesmo! Numa planta!
Qual planta? Existem muitas não é verdade?
A primeira coisa que aprendemos é que cada família é de um jeito próprio. Cada família é um mundo à parte, com propostas e jeitos próprios e que não se repetem”.
A planta também purifica, renova o ar.
Família gera virtudes humanas. É preciso salvar as famílias se queremos uma vida mais saudável e equilibrada.
 A planta
Bom, voltemos à semente: ela não pode ser semente pelo resto da vida. Para crescer e se transformar numa linda planta, ela precisa de alguns cuidados:
1) Devemos colocá-la numa boa terra: Deus nos plantou neste mundo que não é tão bom assim. Mas Deus nos faz uma promessa:
Abrirei rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em tanques de águas, e a terra seca em mananciais. Plantarei no deserto o cedro, a acácia, a murta, e a oliveira; e porei no ermo juntamente a faia, o olmeiro e o buxo; para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do Senhor fez isso,
e o Santo de Israel o criou. Isaías 41:18-20
2) Ela precisa de água:
Neste momento, apresentar um grande regador confeccionado em papel cartão ou algum outro material à sua escolha. Dentro deste regador coloque várias gotinhas desenhadas. Cada gotinha receberá uma palavra escrita nela. Estas palavras representam alguma coisa que a família precisa receber para crescer forte e feliz.
Algumas sugestões:
  • Tempo
  • Paciência
  • Verdade
  • Sabedoria
  • Amor
 
 
Quebra-gelo: Vamos entender melhor este ensinamento?
Entregue um balde a algum irmão e peça a ele para enche com água. No entanto, combine com ele para, ao invés de encher com água, colocar os papeizinhos picados que estão no saquinho que você já preparou. Simule que regará As crianças com a água, jogando o conteúdo do balde (papel picado). Elas levarão o maior susto!!!!
Deus também quer te surpreender!
4) O Funcionamento da Planta:
Agora que nossa planta cresceu eu faço uma pergunta:
Vocês já viram uma planta sair por aí andando?
Bom dia, senhor Bambu!” “Olá, dona Mangueira?”. Imagine você tentando comer um alface e ele fugindo do seu prato?
Claro que não! As plantas foram criadas por Deus e o próprio Deus deu a elas uma forma certa de funcionar.
Se as plantas têm uma forma de funcionar, Deus tem um padrão para o funcionamento das famílias também. Tem um MANUAL DE FUNCIONAMENTO.
Este manual traz segredos para a felicidade e os papéis de cada membro da família. Quem sabe qual é o nome deste manual?
Muito bem! A Bíblia!!!
Vocês têm buscado a Palavra de Deus para suas vidas e sua família?
Vamos ver:
Dinâmica: Procurando Jesus
Pais ajudando os filhos nesta tarefa

Chame uma criança (ou várias) e diga a elas que você escondeu na igreja ou espaço disponível um envelope parecido com este (mostre um). Este envelope representa A palavra de Deus, quem encontrá-la terá muita paz e alegria, além do direito de, um dia, morar no céu.
As crianças começam a procurar o envelope e, é claro, que não encontram.

Por que as crianças não encontram?

Porque sozinhas não conseguem, é muito difícil.
Chame um adulto da Igreja, pai ou mãe de uma das crianças que estão participando da dinâmica.
Você já deve ter combinado com ele, anteriormente, onde colocaria o envelope.
Peça a este adulto que segure a mão de seu filho e procure o envelope.
Obviamente, ele vai até o local que você disse e pegará o envelope. Agradeça e peça a todos para se sentarem.
 que você quer dizer com esta dinâmica?

Os filhos precisam da ajuda dos pais para encontrarem e viverem a Palavra de Deus... ajude seu filho nesta tarefa, guiando-o no caminho certo, orientando-o a não se desviar e nem perder o foco da salvação.

Não basta entregá-lo ao pastor, à professora da EBD ou aos dirigentes do Grupo Infantil. A Palavra deve ser vivida diariamente no lar e ser ensinada primeiramente pelos pais através do exemplo e nas inúmeras situações do cotidiano.

E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 
e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa 
e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar -te”. Dt 6:6-7
Para pensar:
Os pais precisam abraçar, participar, se envolver nas atividades
 do ministério infantil de sua igreja, pois a desatenção dos pais em relação
 à vida espiritual do seu filho vem abrindo brechas para ação de satanás.
 
A Igreja precisa valorizar e investir na estrutura da igreja para receber
as crianças e também em seus líderes e professores e rever seus conceitos e 
             valores em relação ao ministério infantil que é tão especial e fundamental 
             para a Igreja de Cristo, pois fazendo uma reflexão, é mais fácil “construir”
 uma criança nos caminhos do Senhor do que “reformar” um adulto.
 
Dra. Liana Cristina M. Carneiro Costa
Líder do Ministério Infantil da Comunidade Reviver em Cristo em Divinópolis (MG)
APRENDENDO COM OS PÁSSAROS
Você já viu um passarinho dormindo em uma arvore ou num fio?
Como é que ele consegue ficar ali sem cair?
O segredo está nos tendões das pernas do passarinho. Eles são construídos de forma que, quando o joelho está dobrado, o pezinho segura firmemente qualquer coisa. Os pés não irão soltar o galho até que ele desdobre o joelho para voar. O joelho dobrado é o que dá ao passarinho a força para segurar qualquer coisa. É uma maravilha, não é?
Que desenho incrível que o Criador fez para segurar o passarinho! Mas, não é tão diferente em nós. Quando nosso "galho" na vida fica precário, quando tudo está ameaçado de cair, a maior segurança, a maior estabilidade nos vem de um joelho dobrado, dobrado em oração. Se você algumas vezes, vê seu filho indo por um caminho que você sabe que irá trazer dor, e com suas palavras, atitudes não consegue livrá-lo do engano, então, dobre seus joelhos em oração ao Criador, pois quando dobramos nossos joelhos, nos colocamos na posição de total dependência do Deus, e Ele então tem poder total para agir em favor de nós, e responder nosso clamor. Dobramos nossos joelhos diante de Deus para que nossos filhos fiquem de pé diante das adversidades, pois Deus tem contado com nosso clamor!

Brincando:
Uma brincadeira que pode ser feita com os pais é o jogo da velha bíblico. Cada responsável recebe metade de uma folha de sulfite, peça para desenharem as linhas do jogo da velha (leve um de modelo) e no meio todos deverão escrever a palavra BÌBLIA
Depois, em cada espaço vazio deverão escrever o nome de um livro da Bíblia (pode ser do A.T ou N.T). Quando todos terminarem, você que deverá ter uma caixa ou sacolinha com todos os nomes dos livros da bíblia dentro, começa a tirar e dizer: Isaías (por exemplo) aqueles que tiverem com o nome Isaías na folha devem fazer um X. Ganhará que marcar todos os livros da folha primeiro! Providencie alguns prêmios como caixa de bombom ou livro para pais.
 
 Interação com os Filhos!
Neste momento de interação, peça para que as crianças se sentem no chão na frente de seus pais. Elas serão as "massinhas de modelar". Os pais vão se abaixar e mexer nessa "massinha", apertar a "massinha", modelar a "massinha" (o toque é fundamental nos relacionamentos, essa brincadeira estimula o carinho, o cuidado).
Depois que os pais mexeram bastante na "massinha", será a hora de inverter, os pais serão as "massinhas" e os filhos vão amassar, apertar....
No final, poderá tocar uma música ou o trecho dela e os pais abraçados com seus filhos ouvem e esse pode ser o encerramento com uma oração especial pelas famílias que alí estiverem.


Fonte: http://tiasdaescolinha.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário