Projeto de intervenção para alunos com dificuldades na aprendizagem
ABORDAGEM DE APRESENTAÇÃO
O
projeto visa organizar uma rotina diferenciada para crianças com
dificuldade na aprendizagem, além de contribuir de forma significativa
com as necessidades do professor. O apoio com reforço e estratégias
diárias, farão com que as dificuldades apresentadas pelas crianças sejam
sanadas.
Começaremos
reorganizando o planejamento do reforço, atrelado ao planejamento diário
do professor com atividades diversificadas e individuais, estudo,
dedicação, flexibilidade de ações do cotidiano e execução de teorias e
práticas de aprendizagens.
JUSTIFICATIVA
Com dados
extraídos de diagnósticos de leitura e escrita das crianças do 2º ao 5º
ano do ensino fundamental, onde pudemos observar um número significativo
de crianças com dificuldades de aprendizagem precisando de apoio e
intervenção pedagógica diferenciada. Pautamos o projeto em atividades
simples, elaboradas especificamente para atender o nível de dificuldade
das crianças, bem como, atividades lúdicas, com jogos, fichas, cartazes
ou quaisquer outro subsídio que ajude no desenvolvimento cognitivo para
um avanço na aprendizagem.
OBJETIVOS
- Realizar mecanismos voltados para a realização de atividades capazes de sanar as dificuldades de aprendizagem de cada aluno.
- Fazer com que o aluno possa sanar as dificuldades apresentadas durante a execução do projeto, tendo assim sucesso para acompanhar a turma no término do ano letivo.
- Melhorar a autoestima das crianças com dificuldades por meio de atividades lúdicas, construídas á partir da realidade do aluno, para que o mesmo tenha vontade em aprender para que assim seja superada seu grau de deficiência.
- Fortalecer o acompanhamento das ações do projeto, apoiando o professor na sua didática.
METODOLOGIA
Objetivando a
construção do conhecimento e amenizar as dificuldades encontradas de
cada turma/criança, propomos o trabalho com conteúdos sistemáticos,
lúdicos, criativo e prazeroso para os alunos atendidos.
CRONOGRAMA DE APLICABILIDADE DO PROJETO
As aulas do
projeto serão desenvolvidas de acordo com a necessidade de cada
turma/alunos e pela organização planejada pela escola.
RECURSOS
- Jornais, revistas
- Material dourado
- Jogos pedagógicos
- Textos fatiados
- Atividades xerocopiadas
- Fichas de leitura
- Historinhas diversas
- Cartazes com imagens ou textos
- Crachás dos nomes das crianças
- Fantoches
- Dramatizações de textos lidos
- Fichas com frases
- Alfabeto móvel
CONCLUSÃO:
As atividades propostas, serão
trabalhadas de acordo com a elaboração do planejamento feito pelo
professor para o reforço, distribuídas durante as horas ou dias
específicos. As ações poderão ser sempre revisadas e reaplicadas até que
as crianças tenham total domínio das habilidades apresentadas.
Durante a execução do projeto o professor/apoio elaborará um portfólio para que sejam anexadas todas as atividades realizadas.
Projeto de intervenção para alunos com dificuldades na aprendizagem
ABORDAGEM DE APRESENTAÇÃO
O
projeto visa organizar uma rotina diferenciada para crianças com
dificuldade na aprendizagem, além de contribuir de forma significativa
com as necessidades do professor. O apoio com reforço e estratégias
diárias, farão com que as dificuldades apresentadas pelas crianças sejam
sanadas.
Começaremos
reorganizando o planejamento do reforço, atrelado ao planejamento diário
do professor com atividades diversificadas e individuais, estudo,
dedicação, flexibilidade de ações do cotidiano e execução de teorias e
práticas de aprendizagens.
JUSTIFICATIVA
Com dados
extraídos de diagnósticos de leitura e escrita das crianças do 2º ao 5º
ano do ensino fundamental, onde pudemos observar um número significativo
de crianças com dificuldades de aprendizagem precisando de apoio e
intervenção pedagógica diferenciada. Pautamos o projeto em atividades
simples, elaboradas especificamente para atender o nível de dificuldade
das crianças, bem como, atividades lúdicas, com jogos, fichas, cartazes
ou quaisquer outro subsídio que ajude no desenvolvimento cognitivo para
um avanço na aprendizagem.
OBJETIVOS
- Realizar mecanismos voltados para a realização de atividades capazes de sanar as dificuldades de aprendizagem de cada aluno.
- Fazer com que o aluno possa sanar as dificuldades apresentadas durante a execução do projeto, tendo assim sucesso para acompanhar a turma no término do ano letivo.
- Melhorar a autoestima das crianças com dificuldades por meio de atividades lúdicas, construídas á partir da realidade do aluno, para que o mesmo tenha vontade em aprender para que assim seja superada seu grau de deficiência.
- Fortalecer o acompanhamento das ações do projeto, apoiando o professor na sua didática.
METODOLOGIA
Objetivando a
construção do conhecimento e amenizar as dificuldades encontradas de
cada turma/criança, propomos o trabalho com conteúdos sistemáticos,
lúdicos, criativo e prazeroso para os alunos atendidos.
CRONOGRAMA DE APLICABILIDADE DO PROJETO
As aulas do
projeto serão desenvolvidas de acordo com a necessidade de cada
turma/alunos e pela organização planejada pela escola.
RECURSOS
- Jornais, revistas
- Material dourado
- Jogos pedagógicos
- Textos fatiados
- Atividades xerocopiadas
- Fichas de leitura
- Historinhas diversas
- Cartazes com imagens ou textos
- Crachás dos nomes das crianças
- Fantoches
- Dramatizações de textos lidos
- Fichas com frases
- Alfabeto móvel
CONCLUSÃO:
As atividades propostas, serão
trabalhadas de acordo com a elaboração do planejamento feito pelo
professor para o reforço, distribuídas durante as horas ou dias
específicos. As ações poderão ser sempre revisadas e reaplicadas até que
as crianças tenham total domínio das habilidades apresentadas.
Durante a execução do projeto o professor/apoio elaborará um portfólio para que sejam anexadas todas as atividades realizadas.
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