Plano de aula para trabalhar a história do sitio no dia do livro infantil

Plano de aula para trabalhar a história do sitio no dia do livro infantil



Objetivo:
Conhecer a história de Monteiro Lobato, trajetória, criação dos personagens e do sitio do picapau amarelo.
Público: 1º ao 5º ano do \Ensino Fundamental

- Material para 4 horas de aula.

Estratégias para 2 horas:

  • Levar para a sala a imagem de Monteiro Lobato e contar de uma maneira bem clara sua história (biografia);
  • Levar impresso os personagens criados por Lobato (Emília, Pedrinho, Narizinho, Rabicó, Visconde, Tia Anastácia, Dona Benta, Saci, Iara, Cuca) etc., e falar um pouco de cada um;
  • Contar a história do Sítio do Picapau Amarelo;
  • Fazer perguntas de interpretação oralmente após a história ser contada.
Material para Impressão (1ª parte)













Estratégias para 2 horas:

  • Organizar com a turminha a montagem de um fantoche articulado da personagem Emília;
  • Organizar a exposição dos trabalhos;
  • Realizar atividades de escolha do professor; (ver sugestão abaixo)
  • Propor momento de pintura com imagens para colorir; (ver sugestão abaixo)
  • Fazer sessão de cinema com episódios do sitio do picapau amarelo. (ver sugestão abaixo)


Material para Impressão (2ª parte)


Atividades diversas para escolha do professor:










Atividades para colorir:










Plano de aula para trabalhar a história do sitio no dia do livro infantil



Objetivo:
Conhecer a história de Monteiro Lobato, trajetória, criação dos personagens e do sitio do picapau amarelo.
Público: 1º ao 5º ano do \Ensino Fundamental

- Material para 4 horas de aula.

Estratégias para 2 horas:

  • Levar para a sala a imagem de Monteiro Lobato e contar de uma maneira bem clara sua história (biografia);
  • Levar impresso os personagens criados por Lobato (Emília, Pedrinho, Narizinho, Rabicó, Visconde, Tia Anastácia, Dona Benta, Saci, Iara, Cuca) etc., e falar um pouco de cada um;
  • Contar a história do Sítio do Picapau Amarelo;
  • Fazer perguntas de interpretação oralmente após a história ser contada.
Material para Impressão (1ª parte)













Estratégias para 2 horas:

  • Organizar com a turminha a montagem de um fantoche articulado da personagem Emília;
  • Organizar a exposição dos trabalhos;
  • Realizar atividades de escolha do professor; (ver sugestão abaixo)
  • Propor momento de pintura com imagens para colorir; (ver sugestão abaixo)
  • Fazer sessão de cinema com episódios do sitio do picapau amarelo. (ver sugestão abaixo)


Material para Impressão (2ª parte)


Atividades diversas para escolha do professor:










Atividades para colorir:











Nenhum comentário:

Postar um comentário