Plano de aula para trabalhar a história do sitio no dia do livro infantil
Objetivo:
Conhecer a história de Monteiro Lobato, trajetória, criação dos personagens e do sitio do picapau amarelo.
Público: 1º ao 5º ano do \Ensino Fundamental
- Material para 4 horas de aula.
Estratégias para 2 horas:
- Levar para a sala a imagem de Monteiro Lobato e contar de uma maneira bem clara sua história (biografia);
- Levar impresso os personagens criados por Lobato (Emília, Pedrinho, Narizinho, Rabicó, Visconde, Tia Anastácia, Dona Benta, Saci, Iara, Cuca) etc., e falar um pouco de cada um;
- Contar a história do Sítio do Picapau Amarelo;
- Fazer perguntas de interpretação oralmente após a história ser contada.
Material para Impressão (1ª parte)
Estratégias para 2 horas:
- Organizar com a turminha a montagem de um fantoche articulado da personagem Emília;
- Organizar a exposição dos trabalhos;
- Realizar atividades de escolha do professor; (ver sugestão abaixo)
- Propor momento de pintura com imagens para colorir; (ver sugestão abaixo)
- Fazer sessão de cinema com episódios do sitio do picapau amarelo. (ver sugestão abaixo)
Material para Impressão (2ª parte)
Atividades diversas para escolha do professor:
Atividades para colorir:
Plano de aula para trabalhar a história do sitio no dia do livro infantil
Objetivo:
Conhecer a história de Monteiro Lobato, trajetória, criação dos personagens e do sitio do picapau amarelo.
Público: 1º ao 5º ano do \Ensino Fundamental
- Material para 4 horas de aula.
Estratégias para 2 horas:
- Levar para a sala a imagem de Monteiro Lobato e contar de uma maneira bem clara sua história (biografia);
- Levar impresso os personagens criados por Lobato (Emília, Pedrinho, Narizinho, Rabicó, Visconde, Tia Anastácia, Dona Benta, Saci, Iara, Cuca) etc., e falar um pouco de cada um;
- Contar a história do Sítio do Picapau Amarelo;
- Fazer perguntas de interpretação oralmente após a história ser contada.
Material para Impressão (1ª parte)
Estratégias para 2 horas:
- Organizar com a turminha a montagem de um fantoche articulado da personagem Emília;
- Organizar a exposição dos trabalhos;
- Realizar atividades de escolha do professor; (ver sugestão abaixo)
- Propor momento de pintura com imagens para colorir; (ver sugestão abaixo)
- Fazer sessão de cinema com episódios do sitio do picapau amarelo. (ver sugestão abaixo)
Material para Impressão (2ª parte)
Atividades diversas para escolha do professor:
Atividades para colorir:
Nenhum comentário:
Postar um comentário