Planejamento para trabalhar o texto a casinha da vovó
PLANEJAMENTO SEMANAL
PROFESSORA:
ELÂNIA ARAUJO
TURMA:
2º ANO
A CASINHA DA VOVÓ
Objetivos:
ü Despertar
o gosto pela leitura de forma lúdica;
ü Estudar
sílaba “CI”;
ü Estimular
a oralidade e a escrita;
ü Trabalhar
o gênero textual cantiga;
ü Exercitar
a percepção.
Desenvolvimento
da aula:
Ø 1º dia:
ü Expor
parlendas no tapete da leitura para que os alunos leiam.
ü Antes
essas mesmas parlendas será apresentadas através de vídeo.
Obs: Uma aula e três hora
de planejamento.
Ø 2º dia:
ü
O professor confeccionara dois cartazes, um com
letras de forma e outro letra cursiva.
ü
Fará a leitura da cantiga com os alunos.
ü
Com o auxilio de um papel irá cobrir algumas
palavras e pedir que os alunos refaçam a leitura.
ü
Em seguida fará uma lista no quadro com palavras
que tenham a silaba CI ditadas pelos alunos e depois peça para que copiem no
caderno.
ü
Após está atividade a professora entrega aos
alunos figuras de TANGRAM e pede
para eles montarem a casinha da vovó.
ü
Logo após entregar aos alunos uma cartela
contendo todas as palavras da parlenda
onde eles devem recortar e fazer a colagem recolocando-a em ordem.
Ø
3º dia:
ü
Retomar a aula com a leitura coletiva da
parlenda “ Casinha da vovó”.
ü
Após a leitura colocar a sala em circulo e
distribuir cartelas com palavras da parlenda, usando o dado sugerido na
formação.
ü
No dado cole imagens relacionadas a parlenda.
ü
Convide os alunos um a um a ir jogando o dado e
marcando com X na cartela a palavra sorteada. Vence quem marcar todas as
palavras primeiro.
ü
Após o jogo entregar atividade sobre a parlenda
e fazer o acompanhamento de todas as questões com os alunos.
Ø 4º dia:
ü
Começar a aula com o vídeo “A casa da vovo”.
ü
Após o video fazer uma roda de conversa sobre o
que assistiram.
ü
Ainda na roda colocar tarjetas com todas as
palavras da parlenda dentro da caixa surpresa e pedir que cada aluno vá
retirando de dentro uma tarjeta e lendo a palavra nela escrita para toda a
turma.
ü
Quando todas as palavras tiverem sido retiradas
peça aos alunos que monte a parlenda na cartolina que estará no quadro apenas
com o título da parlenda.
ü
Após encerrada a ação entregar uma atividade
avaliativa sobre o estudo da semana para
que os alunos faça com o acompanhamento da professora.
Atividades para a semana
Planejamento para trabalhar o texto a casinha da vovó
PLANEJAMENTO SEMANAL
PROFESSORA:
ELÂNIA ARAUJO
TURMA:
2º ANO
A CASINHA DA VOVÓ
Objetivos:
ü Despertar
o gosto pela leitura de forma lúdica;
ü Estudar
sílaba “CI”;
ü Estimular
a oralidade e a escrita;
ü Trabalhar
o gênero textual cantiga;
ü Exercitar
a percepção.
Desenvolvimento
da aula:
Ø 1º dia:
ü Expor
parlendas no tapete da leitura para que os alunos leiam.
ü Antes
essas mesmas parlendas será apresentadas através de vídeo.
Obs: Uma aula e três hora
de planejamento.
Ø 2º dia:
ü
O professor confeccionara dois cartazes, um com
letras de forma e outro letra cursiva.
ü
Fará a leitura da cantiga com os alunos.
ü
Com o auxilio de um papel irá cobrir algumas
palavras e pedir que os alunos refaçam a leitura.
ü
Em seguida fará uma lista no quadro com palavras
que tenham a silaba CI ditadas pelos alunos e depois peça para que copiem no
caderno.
ü
Após está atividade a professora entrega aos
alunos figuras de TANGRAM e pede
para eles montarem a casinha da vovó.
ü
Logo após entregar aos alunos uma cartela
contendo todas as palavras da parlenda
onde eles devem recortar e fazer a colagem recolocando-a em ordem.
Ø
3º dia:
ü
Retomar a aula com a leitura coletiva da
parlenda “ Casinha da vovó”.
ü
Após a leitura colocar a sala em circulo e
distribuir cartelas com palavras da parlenda, usando o dado sugerido na
formação.
ü
No dado cole imagens relacionadas a parlenda.
ü
Convide os alunos um a um a ir jogando o dado e
marcando com X na cartela a palavra sorteada. Vence quem marcar todas as
palavras primeiro.
ü
Após o jogo entregar atividade sobre a parlenda
e fazer o acompanhamento de todas as questões com os alunos.
Ø 4º dia:
ü
Começar a aula com o vídeo “A casa da vovo”.
ü
Após o video fazer uma roda de conversa sobre o
que assistiram.
ü
Ainda na roda colocar tarjetas com todas as
palavras da parlenda dentro da caixa surpresa e pedir que cada aluno vá
retirando de dentro uma tarjeta e lendo a palavra nela escrita para toda a
turma.
ü
Quando todas as palavras tiverem sido retiradas
peça aos alunos que monte a parlenda na cartolina que estará no quadro apenas
com o título da parlenda.
ü
Após encerrada a ação entregar uma atividade
avaliativa sobre o estudo da semana para
que os alunos faça com o acompanhamento da professora.
Atividades para a semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário