AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA- 1º AN0

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA- 1º AN0

EIXO ORALIDADE

1. Relatar fatos vivenciados numa seqüência lógica de idéias:
Atividade: Pedir que os alunos contem o que fizeram no final de semana.

2. Verificar a pronuncia e articulação das palavras durante o relato.

3. Compreender informações principais da escuta:
Atividade: Ler o seguinte texto para os alunos:

Texto:
Cinema em casa
Cibele ganhou um aparelho de DVD no seu aniversário.
Sua mãe alugou o filme “A Cinderela”, na locadora da cidade.
Alice levou as deliciosas balas de cereja e Cibele fez pipoca doce.
A mãe de Cecília disse:
- Semana que vem vou alugar para vocês o filme “Alice no país das maravilhas”.
- Oba! E você, amiga e você é minha convidada de novo – disse Cibele á Alice.

4. Relação interlocutiva do discurso.
Atividade: Perguntar aos alunos:

a) Qual é o nome do filme que as meninas assistiram?
b) O que Cibele fez para comer?
c) Onde encontramos esse tipo de texto?
d) Quem esta contando essa história?

5. EIXO DA ESCRITA
Diferencia letras do alfabeto e outros símbolos gráficos (acentos sinais de pontuação)

6. Nome
6.1. Reconhece a letra inicial
6.2. Escreve o nome sem apoio
6.3. Reconhece as letras do nome
Atividade: Bingo
Objetivo: Conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo.
Materiais: Cartelas de cartolina ou papelão; tampinhas de garrafa ou pedrinhas para marcar as letras; folhas de desenho; fichinhas com as letras dos nomes; cola; papel colorido ( para fazer bolinhas de papel ) ou palitos de fósforo usados.
Procedimento:
• Cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu nome.
• O professor sorteará as letras, dizendo o nome de cada uma delas para que as crianças identifiquem-nas. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela caso haja no seu nome. Assim que a cartela for preenchida o aluno deve gritar: BINGO!
• Logo que terminarem o jogo, será proposto um relatório realizado individualmente, com a distribuição de fichinhas com as letras do nome
( Uma ficha para cada letra) entregues fora de ordem.
• As crianças deverão ordenar as fichas, compondo o seu nome, e colocá-las em uma folha de ofício.
• A professora pede que contem quantas letras há na escrita do seu nome e propõe que colem a quantidade representativa em palitos de fósforos ou bolinhas de papel, na folha.

7. Compreende a relação letra/som (grafema e fonema)
Atividade: Mostrar as letras A B C D L M P e perguntar que letras são.

8. Compreende e utiliza aspectos pertinentes á direção da escrita
Copiar a frase:
CIBELE GANHOU UMA BONECA NO SEU ANIVERSÁRIO.

9 Reconhece os pares de palavras que:
9.1 Iniciam com o mesmo som.
Atividade: Faça um círculo em torno das palavras que iniciam com o mesmo som:
CAVALO BODE GATO COELHO CACHORRO CAMELO PATO
9.2 Faça um círculo em torno das palavras que rimam.
QUER VER A FOCA FELIZ
É POR A BOLA NO SEU NARIZ

QUER VER A FOCA
BATER PALMINHA
É DAR A ELA
UMA SARDINHA.



Fonte: http://varaldeatividades.blogspot.com.br/

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA- 1º AN0

EIXO ORALIDADE

1. Relatar fatos vivenciados numa seqüência lógica de idéias:
Atividade: Pedir que os alunos contem o que fizeram no final de semana.

2. Verificar a pronuncia e articulação das palavras durante o relato.

3. Compreender informações principais da escuta:
Atividade: Ler o seguinte texto para os alunos:

Texto:
Cinema em casa
Cibele ganhou um aparelho de DVD no seu aniversário.
Sua mãe alugou o filme “A Cinderela”, na locadora da cidade.
Alice levou as deliciosas balas de cereja e Cibele fez pipoca doce.
A mãe de Cecília disse:
- Semana que vem vou alugar para vocês o filme “Alice no país das maravilhas”.
- Oba! E você, amiga e você é minha convidada de novo – disse Cibele á Alice.

4. Relação interlocutiva do discurso.
Atividade: Perguntar aos alunos:

a) Qual é o nome do filme que as meninas assistiram?
b) O que Cibele fez para comer?
c) Onde encontramos esse tipo de texto?
d) Quem esta contando essa história?

5. EIXO DA ESCRITA
Diferencia letras do alfabeto e outros símbolos gráficos (acentos sinais de pontuação)

6. Nome
6.1. Reconhece a letra inicial
6.2. Escreve o nome sem apoio
6.3. Reconhece as letras do nome
Atividade: Bingo
Objetivo: Conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo.
Materiais: Cartelas de cartolina ou papelão; tampinhas de garrafa ou pedrinhas para marcar as letras; folhas de desenho; fichinhas com as letras dos nomes; cola; papel colorido ( para fazer bolinhas de papel ) ou palitos de fósforo usados.
Procedimento:
• Cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu nome.
• O professor sorteará as letras, dizendo o nome de cada uma delas para que as crianças identifiquem-nas. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela caso haja no seu nome. Assim que a cartela for preenchida o aluno deve gritar: BINGO!
• Logo que terminarem o jogo, será proposto um relatório realizado individualmente, com a distribuição de fichinhas com as letras do nome
( Uma ficha para cada letra) entregues fora de ordem.
• As crianças deverão ordenar as fichas, compondo o seu nome, e colocá-las em uma folha de ofício.
• A professora pede que contem quantas letras há na escrita do seu nome e propõe que colem a quantidade representativa em palitos de fósforos ou bolinhas de papel, na folha.

7. Compreende a relação letra/som (grafema e fonema)
Atividade: Mostrar as letras A B C D L M P e perguntar que letras são.

8. Compreende e utiliza aspectos pertinentes á direção da escrita
Copiar a frase:
CIBELE GANHOU UMA BONECA NO SEU ANIVERSÁRIO.

9 Reconhece os pares de palavras que:
9.1 Iniciam com o mesmo som.
Atividade: Faça um círculo em torno das palavras que iniciam com o mesmo som:
CAVALO BODE GATO COELHO CACHORRO CAMELO PATO
9.2 Faça um círculo em torno das palavras que rimam.
QUER VER A FOCA FELIZ
É POR A BOLA NO SEU NARIZ

QUER VER A FOCA
BATER PALMINHA
É DAR A ELA
UMA SARDINHA.



Fonte: http://varaldeatividades.blogspot.com.br/

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